Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 04 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 04 de maio de 2024

6º Encontro de formação para seminaristas, diáconos transitórios e presbíteros ressaltou a arte de celebrar

24/07/2023 . Notícias da Igreja

Entre os dias 17 e 20 de julho, aconteceu, no Convivium Emaús, em Belo Horizonte (MG), o 6º Encontro com seminaristas da etapa da configuração, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação do Regional Leste 2 da CNBB.

Neste ano, o tema do encontro foi “Ars Celebrandi na 3ª editiotypica do Missal Romano – Aspectos práticos para a presidência litúrgica e Ars Celebrandi no Sacramento da Reconciliação”, sendo assessorado pelo bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora (BA) e doutor em Liturgia pelo Instituto Santa Giustina de Padova, Dom Armando Bucciol.

Anualmente preparado pela Comissão de Liturgia da CNBB Leste 2, o momento de formação contou com a presença de 60 participantes de diversas arquidioceses e dioceses mineiras. O bispo diocesano de Paracatu e referencial da Comissão de Liturgia no Leste 2, Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, também acompanhou o evento.

De acordo com o seminarista Rafael Alves, da diocese de Janaúba (MG) e atualmente no 4° Ano de Teologia, participar do encontro foi uma singular experiência. “Agregou à minha formação um diferencial no tocante à arte de celebrar com a vida e com o coração”, afirmou. “O evento foi proveitoso pelos conteúdos e exposições do Dom Armando e pela organização e dinâmica. Foi uma importante oportunidade para melhor servir ao povo de Deus”, acrescentou.

Já o seminarista Henrique Teodoro, da diocese de Divinópolis (MG), destacou que a escolha do tema foi pertinente, pois há sempre a necessidade de se conhecer mais e melhor sobre a Ars Celebrandi. “O aprendizado transmitido enriqueceu, aliviou alguns sentidos e servirá, sem sombra de dúvidas, para a minha caminhada”, analisou. “Indico a participação nas próximas edições, pois nunca se conhece tudo e todo conhecimento adquirido possui sua riqueza. Além do mais, todos precisam manter sua formação permanente”, concluiu.

Veja mais fotos aqui

CNBB Leste 2