Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, a fiel testemunha, / primogênito dos mortos, / nos amou e do pecado nos lavou, / em seu sangue derramado (Ap 1,5). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo,
1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores e viajou para longe.
2Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.
3Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele e o mandaram de volta sem nada.
4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram.
5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros.
6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até os agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’.
7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.
8Então agarraram o filho, o mataram e o jogaram fora da vinha.
9Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores e entregará a vinha a outros.
10Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante;
11isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?”
12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora. – Palavra da salvação.
Reflexão:
A parábola é um retrato de como os dirigentes do povo, ao longo da história, se comportaram em relação ao projeto de Deus em favor deles. A vinha é o povo; o proprietário da vinha é Deus; os agricultores são as autoridades encarregadas de conduzir o povo dentro do projeto de Deus. Os servos são os profetas, que denunciaram as injustiças e opressão dos dirigentes e por isso pagaram com a própria vida. O filho refere-se diretamente ao Messias, que também por eles será levado à morte. Citando o salmo 118, Jesus faz clara referência a si mesmo: os guias do povo excluem Jesus como imprestável para a construção deles. Jesus, no entanto, por sua ressurreição, converte-se em fundamento para a nova construção, a comunidade dos seguidores de Jesus.