Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 02 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 02 de maio de 2024

Novena e Festa de São Geraldo Majela 2022 é realizada em nossa Paróquia

18/10/2022 .

São Geraldo, missionário da esperança.

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).

Motivados a viver e a praticar a virtude teologal da Esperança, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, celebramos de 07 a 16 de outubro a Novena e Festa em honra a São Geraldo Majela. Entre os dias 07 e 15, muitos fiéis se reuniram pela manhã, às 07h, no Santuário São Geraldo e às 19h na Igreja São Geraldo para rezar a Novena e celebrar a Santa Missa. Muitas famílias se mobilizaram para a realização da procissão diária saindo cada dia de uma rua do bairro Major Lage de Baixo.

Durante a novena, refletimos sobre os temas: São Geraldo, missionário da Graça; São Geraldo, missionário da Palavra de Deus; São Geraldo, missionário da compaixão; São Geraldo, missionário da promessa divina; São Geraldo, missionário da caridade; São Geraldo, missionário da alegria; São Geraldo, missionário escolhido do Pai; São Geraldo, missionário marcado com o selo do Espírito Santo e São Geraldo, missionário fiel abandonado em Deus. Marcaram presença presidindo a cada dia a Eucaristia os Padres: José Cláudio Oliveira, Jefferson Cruz Veronês, Ronaldo Silva Tôrre, Adriano Mendes de Pinho, Elvis José Corrêa, CR, Gustavo da Silva Alves, além dos Padres Ueliton Neves da Silva e Edson Vander Fernandes Gonçalves. A cada dia uma bênção especial: das mães, das chaves das casas, das chaves dos veículos e carteiras de habilitação, de objetos devocionais diversos, dos remédios, das crianças, da saúde, do trabalhador e das carteiras de trabalho, de objetos devocionais de São Geraldo, das gestantes e dos pãezinhos de São Geraldo.

O dia 16 foi todo festivo e de intensas atividades. Logo às 07h a primeira missa foi celebrada no Santuário São Geraldo, sendo seguida de carreata com a imagem do santo celebrado por ruas do bairro Major Lage de Baixo, encerrando na Igreja de mesmo padroeiro no mesmo bairro. Às 10h a segunda missa foi celebrada na Igreja São Geraldo na qual foi acolhido 16 adultos da catequese catecumenal para a vivência eucarística. A festa continuou do lado externo com almoço, sorteio de brindes e atrações musicais. Às 18h foi celebrada a última missa no Santuário São Geraldo e nesta acolhemos devotos e devotas de vários lugares. Encerramos as festividades com uma linda noite de louvor com a cantora Adriana Arydes.

O verdadeiro cristão não só vive e pratica a virtude teologal da Esperança, mas é ao mesmo tempo convidado a estar sempre pronto a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pedir (cf. 1 Pd 3, 15).

“Graças à esperança podemos enfrentar nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta; se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho” (Spe Salvi, 1).

O mundo precisa de esperança. Precisa da minha, da nossa esperança. Precisa de “profetas da esperança”, de apóstolos da esperança que levem as pessoas sem esperança a receber esperança, ou seja, a um encontro vivo e real com o Deus da esperança, capaz de nos encher de toda alegria e paz, em nossa vida de fé (cf. Rm 15, 13), com o Deus que nos amou, e ama ainda agora. Assim, ao contemplar o mundo aparentemente perdido, uma nova esperança nos impulsionará para a solidariedade fraterna e a participação efetiva na construção de uma sociedade que fará surgir “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21, 1). Fica então o convite a cada um de nós a alargarmos nosso coração e a nos colocarmos a serviço da Esperança.

A nossa condição de peregrinos da esperança, aguardando o advento do Reino definitivo, não pode estar marcada pela tensão entre o que já é uma realidade e o que ainda não acontece plenamente.

Deus seja louvado pelo feliz êxito da nossa novena e festa em honra a São Geraldo Majela, padroeiro e protetor das mães, gestantes e crianças. Deus seja louvado por cada pessoa, por cada mão estendida, por cada equipe de articulação e serviço. Deus seja louvado por todos que se envolveram e participaram. Gratidão a todos por tudo e por tanto.

Confira algumas fotos destes dias:

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Penha