Uma beata italiana está a caminho de ser proclamada santa. O Papa Francisco reconheceu recentemente um milagre atribuído à sua intercessão, ocorrido no Brasil. Com isso, o processo de canonização avançou para a etapa final.
A notícia foi divulgada oficialmente pela Santa Sé, confirmando que o milagre ocorreu em solo brasileiro, um país que sempre teve uma forte ligação com a devoção a santos e beatos da Igreja Católica.
O reconhecimento do milagre é uma etapa essencial no processo de canonização. Para que um fiel seja declarado santo, a Igreja exige a comprovação de ao menos um milagre atribuído à sua intercessão, no caso de beatos, e dois no caso de pessoas em processo de beatificação. Esse é considerado um sinal divino de que a pessoa já está junto de Deus, intercedendo pelos fiéis.
A data da cerimônia de canonização ainda será definida e divulgada pelo Vaticano. No entanto, a notícia já traz grande alegria aos devotos da beata tanto na Itália quanto no Brasil, especialmente para aqueles que foram tocados por sua história de vida e exemplo de fé.
Pe. Ueliton Neves da Silva, em maio de 2024, esteve em Lucca, Itália, onde está a Igreja com o corpo da Beata Helena Guerra, Apóstola do Espírito Santo. Na ocasião, realizou uma hora santa diante do Santíssimo Sacramento dando a benção eucarística aos presentes. Na mesma ocasião conseguiu obter uma relíquia de primeiro grau da beata e que se encontra no Santuário São Geraldo Majela. No domingo, dia 20/10, dia em que estaremos concluindo o Jubileu de São Geraldo, haverá uma entronização da relíquia no início da missa, as 10h, e a mesma ficará exposta para veneração ao longo do dia. Todos poderão se colocar com piedade e devoção diante da relíquia e fazer a sua oração.