Entre os dias 24 e 27 de julho do corrente ano, a comunidade Santa Ana, no bairro Juca Rosa, com alegria celebrou o tríduo e festa em honra a sua padroeira. Todos os dias, os fiéis devotos se reuniram para rezar o santo terço mariano e para missa e celebração da Palavra. A festa, no dia 27, domingo, Dia Mundial de Oração pelos Idosos e Avós, reuniu uma significativa parcela de fiéis que conduziram o andor com a imagem de Santa Ana em procissão e celebração a santa missa festiva. Ao lado da imagem de Santa Ana se encontrou a imagem de seu esposo São Joaquim, ambos cuja memória se celebra dia 26 de julho.
Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”. Em razão desta data, comemora-se também o Dia dos Avós.
Ambos os santos, chamados padroeiros dos avós, foram pessoas de profunda fé e confiança em Deus. Segundo a tradição, o casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria.
Os Santos também são lembrados por terem educado Nossa Senhora no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão. Essa formação, influenciou profundamente na educação de Jesus.
A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para a sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e também a nossa colaboração na obra da redenção.
São Joaquim e Sant’Ana são fonte de inspiração na vida cotidiana pois nos ensinam a esperar o tempo de Deus.
A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. É muito antiga a devoção a São Joaquim e Sant’Ana, sobretudo no Oriente. A liturgia de São João Crisóstomo refere-se a eles como “os santos avós de Deus: Joaquim e Ana”.