Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 13 de outubro de 2025         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 13 de outubro de 2025

Novos Diáconos para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

23/09/2025 . Notícias da Paróquia

 “Amou-os até o fim” (Jo 13,1b)

 No último sábado, 20 de setembro, na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga, foram ordenados diáconos os seminaristas André Dettoni da Silva, Marlon Mendes Gonçalves e Robson Aparecido Afonso.

A Solene Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e contou com a presença de muitos clérigos, religiosos e religiosas da diocese e outras localidades e uma grande porção de fiéis oriundos, na sua maioria, das paróquias de origem dos ordinandos, de onde estiveram em estágio pastoral e em síntese vocacional.

O Diácono Marlon desde o mês de janeiro deste ano vem colaborando pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora da Penha, realizando seu ano de síntese vocacional, sendo acompanhado pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, pároco. Agora, como diácono, continuará sua missão na paróquia e se preparará para sua ordenação presbiteral.

A palavra diácono quer dizer servidor. O Diácono é o servidor das mesas, da mesa do pobre através da caridade, da mesa da palavra através da pregação e da mesa eucarística através do serviço ao altar. Portanto ser diácono é colocar-se a serviço. E, através do serviço, mostrar verdadeiramente a pessoa de Jesus. O Cristo que lava os pés de seus discípulos. Aquele que veio para servir e não ser servido.

Pela imposição das mãos, feita desde o tempo dos apóstolos, os diáconos são ordenados para cumprirem eficazmente o seu ministério, por meio de graça sacramental. Fortalecidos com o dom do Espírito Santo, deverão eles ajudar o Bispo e seu presbitério no serviço da Palavra, do altar e da caridade, mostrando-se servos de todos. No dizer de São Policarpo: “Misericordiosos e diligentes, procedam de harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos”.

Que Deus abençoe profusamente o ministério dos novos diáconos, que se colocam a serviço da igreja diocesana para o serviço do povo de Deus. Que suas famílias sejam recompensadas pela oferta tão dadivosa ao povo de Deus. Que o serviço deles possa frutificar em nossas comunidades e, nas comunidades para as quais vivenciam seu ministério, possam ver neles o Cristo servidor, que dá a vida pelos seus amigos.