Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 14 de outubro de 2025         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 14 de outubro de 2025

Padre Ueliton celebrou seu 10º Aniversário de Ordenação Presbiteral

13/10/2025 . Notícias da Paróquia

 “O Senhor me ungiu ministro do Evangelho e pastor do seu povo” (Is 61).

Na vivência do Ano Santo, Jubileu de Esperança, com o coração radiante de alegria e gratidão pelo dom do ministério ordenado, o Pe. Ueliton Neves da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, celebrou uma década de sua ordenação presbiteral. “Servo vosso por amor” (2Cor 4,5) foi o lema escolhido para sua vivência ministerial.

Na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, as comemorações aconteceram no dia 04 de outubro, sábado. A missa foi presidida pelo Pe. Ueliton, no Santuário São Geraldo Majela, e contou com muitos fieis da paróquia, vindos de todas as comunidades eclesiais, sacerdotes e amigos do sacerdote que vieram da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata, onde o presbítero foi ordenado e vivenciou o início do seu ministério como vigário paroquial. Uma procissão se formou no Colégio Cornélio Penna em direção ao Santuário, seguindo pela Avenida Mauro Ribeiro, acompanhada da Banda de Música Santa Cecília, do município de São Domingos do Prata. Após a missa, foi servido um almoço pra todos na ARFITA.

No dia 05 de outubro, Pe. Ueliton presidiu a santa missa na Igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão, onde foi ordenado. Após a missa foi servido um jantar para todos.

No dia 09 de outubro, a última missa foi na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Ipaba, onde residem os familiares do presbítero. A missa contou com a presença de muitos padres da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e também da Diocese de Caratinga, familiares do Pe. Ueliton, muitos fiéis da paróquia anfitriã, além dos da paróquia de Itabira onde Pe. Ueliton é pároco, amigos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ipatinga e outros tantos vindos de Ipatinga e Santana do Paraíso. A missa foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano. Após a missa foi servido um jantar para todos.

Fragmentos da homilia da missa no dia 04 de outubro

 Na memória muito grata da graça recebida no sacerdócio ordenado, é uma enorme felicidade celebrar convosco as maravilhas do Senhor, porque em mim fez misericórdia.  Agradeço a Deus-Amor em todo o coração por tanto bem confiado, especialmente, nestes 10 anos de sacerdócio: «em Vós está a fonte da vida e é na Vossa luz que vemos a luz» (Sl 35). Ao mesmo tempo peço, com humilde esperança, o perdão por todas as sombras e pecados diante de tamanha graça derramada pelo bálsamo da unção espiritual.

Aquele 03 de outubro de 2015 era Sábado e na manhã desse dia, na igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata, Dom Marco Aurélio Gubiotti me ordenou sacerdote. Sob o olhar da Mãe de Misericórdia, agradeço e bendigo a Deus-Amor e como Maria testemunho: «a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. O Todo Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o Seu nome» (Lc 1, 50-51).

Através da santa unção recebi o Espírito Santo, o dom do Deus Pai e Deus Filho “para anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e, aos cegos a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”. (Lc 4, 18-19)

Por tudo, «nós Vos glorificamos, Pai Santo, porque sois grande, e tudo criastes com sabedoria e amor» (Oração Eucarística IV) e «e Vos damos graças porque nos admitistes à Vossa presença, para Vos servir nestes santos mistérios» (Oração Eucarística II).

Agradecimento proferido pelo Pe. Ueliton ao final da missa do dia 04 de outubro

Louvo a Deus todos os dias por tão grande mistério em minha vida. Nem merecia ser constituído seu servidor, servidor do seu povo, pregador do evangelho e sacerdote segundo o Novo Testamento. Mas o Bom Pastor demonstrou muito amor por mim e me chamou, me ungiu e me enviou à anunciar a Boa Nova.

Agradeço as Comunidades Paroquiais Nossa Senhora da Penha, Ipaba, São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata e Nossa Senhora da Penha, em Itabira, com seus fiéis, agentes de pastoral e tantos amigos pela demonstração de tanto amor e carinho por mim.

Agradeço os amigos que Deus me deu, amigos de caminhada. Muitos nunca deixaram de me acompanhar e rezar por mim, a todos vocês digo que vivo o cumprimento do que está escrito Evangelho de São Mateus: “E todo aquele que houver deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome receberá muito mais e, em herança, a vida eterna”. (Mt 19,29)

Agradeço minha família, lugar sagrado que cresci e que foi formada minha identidade mais elementar. Onde fui educado na fé, e, onde aprendi a amar a Deus e as pessoas. Por isso, a minha gratidão ao meu pai Levino, que de modo misterioso, participa no céu de minha alegria. Minha mãe Leni. Aos meus irmãos, sobrinhos, primos, cunhadas pela insubstituível e indispensável vida em família que me ensinou os valores cristãos.

Agradecimento especial a esta paróquia que me ajudou e me ensinou a ser padre. Embora tendo chegado aqui em tempo tão desafiante para um jovem padre, conseguimos juntos caminhar e chegar onde chegamos. Meu agradecimento a todos vocês das 13 comunidades desta amada paróquia.

Aos amigos seminaristas, a presença de vocês muito me alegra. Obrigado pela presença e amizade. Contem com minhas orações sempre neste lindo caminho que fazem de discernimento e de busca por corresponder ao chamado de Deus. Coragem. O Senhor os chama constantemente.

Aos irmãos que ganhei a partir da minha ordenação. A vocês, queridos diáconos e padres. Somos uma família. Uma família que nos irmana numa mesma e única missão nesta sagrado chão desta diocese. Gratidão pela presença, não só neste dia, mas desde o momento em que fui ordenado e acolhido por vocês no presbitério desta Igreja Particular.

Encerro dizendo – Tudo é Graça em minha vida! Sou padre, sou feliz! Faço minhas palavras as de Dom Hélder Câmara: “Se nascesse mil vezes, todas as vezes seria padre”.

PEQUENA BIOGRAFIA

Pe. Ueliton Neves da Silva, filho de Levino Batista da Silva (in memoriam) e Leni Neves da Silva, nasceu no dia 31 de agosto de 1986. É licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), de Belo Horizonte e bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) – PUC Minas, em Belo Horizonte. Atualmente é mestrando em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, em Londrina – PR.

Foi admitido às Ordens Sacras no dia 06 de novembro de 2013, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte. Em 30 de março de 2014 foi instituído no Ministério de Leitor na Igreja Matriz da Paróquia São Miguel, em Rio Piracicaba. Em 05 de setembro de 2014 foi instituído no Ministério de Acólito na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Antônio Dias. Foi ordenado Diácono Transitório dia 11 de abril de 2015, na Igreja São Miguel, Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga e Presbítero dia 03 de outubro de 2015, na Igreja Matriz da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata, ambas por imposição das mãos e prece de ordenação de sua Exma. Revma. Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Pe. Ueliton Neves da Silva é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, Membro do Conselho Presbiteral, Colégio de Consultores, Conselho Administrativo e Econômico Diocesano, Chanceler do Bispado, Moderador da Cúria Diocesana, Diretor Espiritual do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e na Província Eclesiástica de Mariana.