No último domingo, 07 de dezembro, o Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, realizou o encontro “Ser jovem sem deixar de ser de Deus”. O encontro, que teve início na Praça Acrísio Alvarenga, reuniu muitos jovens que vieram de Itabira e outras localidades para participar do encontro e acolher a relíquia de primeiro grau de São Carlo Acutis.
A relíquia foi concedida através do pedido do Pe. Ueliton que, estando em peregrinação em Assis, na Itália, a solicitou para ser exposta para veneração pública no Santuário São Geraldo Majela.
Com a presença do missionário da Obra Evangelizar, Danilo Dyba, os jovens iniciaram o encontro com um momento de louvor e, em procissão, conduziram a relíquia de São Carlo Acutis para o Santuário, onde foi celebrada a santa missa, presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco. Ao final, a relíquia foi entronizada no nicho para veneração pública de todos quantos vieram ao Santuário. Em sua homilia, Pe. Ueliton iniciou dizendo “hoje é festa no céu e festa na terra, pois este Santuário, dedicado a um jovem santo, São Geraldo, e que abriga sua relíquia de primeiro grau, exposta para veneração, agora conta com a relíquia de outro jovem santo, São Carlo Acutis, que morrera no Hospital San Gerardo, na Itália”. Seguiu convidando a todos a olharem para São Carlo Acutis, um adolescente dos nossos dias, apaixonado por Jesus e pronto a dar tudo por Ele.
Destacando algumas de suas virtudes, que vieram de um lar cristão, Pe. Ueliton disse que Carlo Acutis encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui hoje com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial, cultivando o amor a Deus e aos irmãos através de meios simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração, especialmente a Adoração Eucarística. Carlo dizia: “Diante do sol, bronzeamos. Diante da Eucaristia, torna-se santo!”, e ainda: “A tristeza é o olhar voltado para si mesmo, a felicidade é o olhar voltado para Deus. A conversão nada mais é do que desviar o olhar de baixo para cima, basta um simples movimento dos olhos”. Outra coisa essencial para ele era a Confissão frequente. Carlo escreveu: “A única coisa que devemos realmente temer é o pecado”. Carlo gostava de dizer que o Céu nos espera desde sempre, e que amar o amanhã é dar hoje o melhor de nós mesmos.
Pe. Ueliton, se dirigindo aos jovens, os encorajou a não terem medo de se entregarem a Deus. E os exortou a não desperdiçarem a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. São Carlo Acutis os encoraja: “Não eu, mas Deus”.
O encontro foi marcado por pregações e louvores e o encerramento se deu com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.