Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 30 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 30 de abril de 2024

INTENÇÕES DO SANTO PADRE Papa Francisco MÊS DE março  .  2022
TODAS AS INTENÇÕES DO PAPA

Pela resposta cristã aos desafios da bioética

03/03/2022 . Intenções do Papa

Intenção

Pela resposta cristã aos desafios da bioética

Rezemos para que nós, cristãos, diante dos novos desafios da bioética, promovamos sempre a defesa da vida com a oração e a ação social.

Reflexão

A VIDA ACIMA DE TUDO

Neste mês de março, o Papa Francisco deseja mobilizar a oração e a ação de todos os cristãos e homens e mulheres de boa vontade para um tema especialmente delicado e central: a ciência ao serviço da vida. A bioética é a reflexão que se faz sobre a influência da ciência na vida humana, os seus benefícios e os seus limites. Com os avanços muito rápidos da investigação e da tecnologia torna-se muito complicado fazer uma reflexão que envolva não apenas os especialistas e quem está no terreno, mas também outros âmbitos da vida social, económica e política, com o objetivo de determinar critérios de discernimento que garantam que as práticas estejam sempre ao serviço do ser humano e não sejam subjugadas por outros interesses.

Este é o principal foco de atenção que o Santo Padre pretende com esta intenção: que a bioética, ajude a impedir que, as práticas científicas não busquem interesses escusos, adotando uma lógica de mercado que não tem limites.

Estamos habituados a limitar os temas da bioética essencialmente ao início e ao fim da vida: as questões relacionadas com a conceção ou o aborto, ou tudo o que diz respeito ao final da vida, cuidados paliativos ou eutanásia. Mas a bioética abarca questões muito mais vastas, como, por exemplo, a manipulação genética, a robótica, as intervenções no corpo humano, etc. A própria questão das soluções para travar a pandemia da Covid-19, como felizmente foram as vacinas, levantou, para muitos, questões sobre a sua validade e eficiência, os interesses das farmacêuticas ou intenções políticas por detrás das medidas adotadas.

É essencial que a sociedade civil participe nestes debates e busque esclarecer questões tão complexas, para que a defesa da vida humana nunca se submeta a interesses mesquinhos, que acabam por enraizar ainda mais a cultura do descarte, presente em muitas das escolhas de quem tomas as decisões.

Oração

Bom Pai, fonte da Vida em abundância,
sabemos que nos chamas a ser guardiões
do dom da vida que recebemos de ti.
Que o teu Espírito Santo nos dê a coragem e a força
para colocar no centro dos nossos interesses
a vida de todo o ser humano, do início ao fim.
Que diante dos desafios da bioética
saibamos proteger este dom em todo o tempo e lugar,
como o defendeu o teu Filho Jesus, nosso irmão e amigo.
Dá-nos coragem e discernimento para denunciar o que tira a Vida,
e amor compassivo para dar vida a outros. Amém.

Desafios

– Defender a vida. Consigo reconhecer atitudes de manipulação, agressão verbal ou física, à minha volta? Este mês terei especial cuidado nas minhas relações.

– Discernir. Dedicarei algum tempo a informar-me sobre os atuais desafios da bioética e a discernir, à luz dos ensinamentos da Igreja, o que me leva a agir, o que coloco no centro das minhas decisões. Corrigirei as minhas motivações egoístas.

– Cuidar. Ajudarei com bens e cuidados materiais as pessoas em situação de vulnerabilidade, em particular os imigrantes e os refugiados.

– Proteger. Terei cuidado e carinho, até nos pequenos gestos diários, pelas pessoas que encontre ao longo deste mês.

Passo a Rezar