Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de março de 2024

Bispos elegem os novos referenciais das Comissões Episcopais Pastorais do Regional Leste 2

02/06/2023 . Notícias da Igreja

Por meio de eleição, os arcebispos e bispos mineiros escolheram os novos referenciais das Comissões Episcopais Pastorais que estarão à frente de cada uma delas durante quadriênio (2023 – 2027).

Dom Roberto José da Silva, bispo de Janaúba, foi eleito para a Comissão Ação Missionária. Para estar à frente da Comissão Ação Social Transformadora, foi definida a reeleição de Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo de Guanhães, e de Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo de Itabira e Coronel Fabriciano, para a Comissão Animação Bíblico-Catequética.

Por sua vez, o responsável pela Comissão Bens Culturais da Igreja terá Dom Geovane Luís da Silva, bispo nomeado para Divinópolis, como referencial. À frente da Comissão para a Comunicação foi eleito Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte.

A nova Comissão Ecologia Integral e Mineração terá Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo de Sete Lagoas como referencial. Já a Comissão para o Ecumenismo será comandada por Dom Cláudio Nori Sturm, O.F.M.Cap., bispo de Patos de Minas. Como referencial da Comissão Educação, Cultura e Ensino Religioso, Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Campanha, foi reeleito para seu segundo mandato.

Também foi reeleito Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo de São João del-Rei, como referencial para a Comissão da Juventude e Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni, como referencial da Comissão do Laicato.

O bispo de Paracatu, Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, foi eleito referencial para a Comissão da Liturgia para o quadriênio 2023-2027. E o episcopado mineiro também elegeu Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte, como referencial para a Comissão Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Para a nova Comissão Novas Comunidades e Associações de Fiéis, Dom Júlio César Gomes Moreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte, foi eleito como referencial. E Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina, foi reeleito para a Comissão Vida e Família.

Outras definições

Para a Cáritas, foi definido que Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina, será o bispo referencial.

Já para o Conselho Fiscal foram eleitos: Dom José Aristeu Vieira, bispo de Luz; Dom Antônio Carlos Felix, bispo de Governador Valadares e Mons. José Hamilton de Castro. E para o Conselho Permanente da CNBB: Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre e Dom Pedro Cunha Cruz (1º Suplente) e Dom Marco Aurélio Gubiotti (2º Suplente).

CNBB Leste 2