Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de maio de 2024

Dom José Ionilto Lisboa é nomeado novo Bipo da Prelazia do Marajó, no Pará

03/11/2023 . Notícias da Igreja

O Papa Francisco nomeou nessa sexta-feira, 3 de novembro, dom José Ionilton Lisboa de Oliveira como novo bispo da vacante prelazia do Marajó, no Pará, transferindo-o da prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. A prelazia do Marajó encontrava-se vacante desde a transferência de dom Evaristo Pascoal para a diocese de Roraima, em janeiro de 2023.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom José Ionilton.

Saudação da CNBB a dom José Ionilton

Estimado irmão no episcopado, dom José Ionilton

Alegramo-nos com a notícia de sua nomeação feita pelo Papa Francisco nessa sexta-feira, 3 de novembro. Estamos certos de que a prelazia do Marajó, no Pará, receberá mais um bispo que dedicará sua generosidade em prol da missão evangelizadora no regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Desejamos que, assim como recordou o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, você seja iluminado pelo encontro com o Ressuscitado e animado pelo seu Espírito, em mais essa missão.

Exortamos, ainda, para que neste Ano Vocacional você exerça seu ministério episcopal com o coração ardente, olhos abertos e os pés a caminho, para “fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade” (Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2023).

Que Santa Maria do Caminho, mãe dos discípulos missionários de Cristo e rainha das missões, o acompanhe nessa nova etapa!

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Biografia

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira é natural de Araci (BA) e nasceu em 09 de março de 1962, na Fazenda Chã. Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, de 1988 a 1991. Em 2015, fez a convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Professou seus votos na Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV) em 21 de janeiro de 1990, e sua ordenação presbiteral ocorreu em 1992, na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA). Em sua trajetória, atuou, entre outras coisas, como membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Vitória da Conquista, representando os religiosos em 2005 e membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – regional Bahia/Sergipe.

Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de abril de 2017 como bispo da prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. Em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo reeleito em abril de 2021, para a gestão da diretoria nacional da CPT, como vice-presidente, para o triênio de 2021 a 2024. Após o falecimento do presidente recém-reeleito da CPT, dom André de Witte, ocorrido em 25 de abril de 2021, dom José Ionilton assumiu interinamente a presidência da CPT. Atualmente, ele também integra a equipe da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil) como secretário.

Fonte:CNBB