Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 30 de setembro de 2023         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 30 de setembro de 2023

Festa em honra à Beata Isabel Cristina será celebrada pela primeira vez

09/08/2023 . Notícias da Igreja

Em júbilo, a Arquidiocese de Mariana está se preparando para celebrar a festa da Beata Isabel Cristina. Elevada a honra dos altares em 10 de dezembro de 2022, essa será a primeira vez que as festividades em memória da Virgem e Mártir serão comemoradas. A programação principal será realizada em Barbacena (MG), cidade natal da Beata, com início no próximo dia 23 de agosto.

“A Paróquia Nossa Senhora da Piedade vive com muita expectativa a celebração da primeira festa da nossa Beata Isabel Cristina. Estamos organizando a novena, que terá início no dia 23 de agosto. Todos os dias, nós teremos missa ao meio-dia e às 19h, com a participação de um grupo de Vicentinos e de uma paróquia da cidade de Barbacena ou da região”, detalha o Pároco local, Monsenhor Danival Milagres Coelho, sobre a programação.

Durante a novena, as Celebrações Eucarísticas das 12h e das 19h serão realizadas na Capela. Já a festividade principal será em 1º de setembro, dia que marca o martírio sofrido por Isabel Cristina em 1982 e estabelecida pela Igreja Católica como a data litúrgica da beata mineira, a primeira da Arquidiocese de Mariana.

No dia solene, estão previstas as celebrações de seis Missas, incluindo uma em rito maronita, às 12h, presidida pelo Bispo Referencial para o Rito Maronita no Brasil, Dom Edgard Mardi. De acordo com Monsenhor Danival, essa Celebração Eucarística é também uma homenagem à Isabel Cristina e seus familiares, uma vez que são descendentes de libaneses.

Outro destaque no dia 1º de setembro será a consagração do altar e a dedicação da Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena. O rito será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 9h. Com esse ato, o templo religioso passará a ser dedicado à Beata Isabel Cristina.

Segundo Monsenhor Danival, a expectativa é que as celebrações festivas sejam uma oportunidade para que Beata Isabel Cristina torne-se ainda mais conhecida e tenha as suas virtudes amplamente divulgadas.

“Nós vivemos com alegria esse momento, agradecendo a Deus por ter nos dado este dom: ter uma Beata, uma jovem, leiga, virgem e Mártir que se torna uma referência de fé para nossa juventude e também para nossa família”, afirma o presbítero.

Conforme Monsenhor Danival, em breve, será enviada também a todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana orientações litúrgicas para celebrar a Festa da Beata Isabel Cristina.

Baixe aqui a programação completa

Comunicação Arquidiocese de Mariana