Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de abril de 2024

Inscrições para o Encontro Nacional para Bispos Referenciais e Assessores Regionais e diocesanos

15/03/2023 . Notícias da Igreja

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) abriu, nesta sexta-feira (9), as inscrições para o Encontro Nacional dos Bispos Referenciais e Assessores Regionais e diocesanos. O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de maio de 2023, em Aparecida (SP). O objetivo é aprimorar a atuação conjunta e transversal em prol das famílias como serviço eclesial. O encontro será uma oportunidade para aprofundar temas como: Itinerários catecumenais para a vida Matrimonial; Serviço à Vida; e Princípio da Gradualidade (processos de discernimento).

“A Pastoral Familiar é um serviço necessário e urgente para a formação, cuidado, defesa e promoção da Família e da Vida. Não há sociedade justa, fraterna e frutuosa se a família não for forte e valorizada. O Papa Francisco disse no encerramento do X Encontro Mundial das famílias, junho 2022, que é “justamente enquanto afirmamos a beleza da família, que sentimos mais do que nunca que devemos defendê-la. Não deixemos que seja poluída pelos venenos do egoísmo, do individualismo, da cultura da indiferença e do descarte, perdendo assim o seu DNA que é o acolhimento e o espírito de serviço”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Dentro da programação, nos dias 25 e 26, será discutido o tema “A alegria e a fraternidade como novos “lugares teológicos”, a partir dos 10 anos do Pontificado de Francisco e Evangelii Gaudium, bem como da Fratelli tutti”. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI), o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e o Instituto João Paulo II (Roma).

O Encontro antecede o 13º Simpósio Nacional das Famílias, que terá como tema “Família, fonte de vocações” e Lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Já no dia 28 de maio será a vez da Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário Nacional da Mãe Aparecida.

Investimento

O valor cobrado para a participação dos assessores regionais, diocesanos e bispos referenciais será de R$ 1,2 mil, incluindo a inscrição, alimentação e hospedagem no hotel Rainha dos Apóstolos. Para aqueles que não forem se hospedar no local indicado, será cobrado um valor de R$ 300,00 para custear lanches, locação do salão, entre outros custos. A inscrição não contempla o transporte até Aparecida (SP).

“É importante que as coordenações locais e regionais mobilizem e convidem seus assessores e bispos referenciais e, na medida do possível, os apoiem na viagem e na inscrição. Será um momento especial para a Pastoral Familiar no Brasil”, ressaltou Pe. Crispim Guimarães, assessor eclesiástico Nacional da Pastoral Familiar.

Os detalhes e as inscrições no vidaefamilia.org.br