Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 23 de fevereiro de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 23 de fevereiro de 2024

INTENÇÕES DO SANTO PADRE Papa Francisco MÊS DE julho  .  2022
TODAS AS INTENÇÕES DO PAPA

Pelos idosos

04/07/2022 . Intenções do Papa

Rezemos pelos idosos, que representam as raízes e a memória de um povo, para que a sua experiência e a sua sabedoria ajudem os mais jovens a olhar o futuro com esperança e responsabilidade.

Reflexão

O mês de julho conclui o “tríptico” de intenções que o Papa Francisco dedica à família: os jovens, a família, os idosos. A principal ideia que está por trás desta sequência é que, na família, é essencial o diálogo e a aprendizagem entre as gerações. A família, como núcleo da sociedade, como a primeira escola das relações e dos valores, é onde cada ser humano apreende as primeiras noções do que é ser em relação. É isto que constitui mais profundamente a pessoa: ser em relação, ser com os outros. E isto implica, em primeiro ligar, reciprocidade, encontro com a diferença, aprendizagem mútua e contínua.

Para que isso aconteça, é necessário valorizar o lugar e a especificidade de cada um, com os seus talentos, a sua história, os seus sonhos, a sua experiência de vida. Quando este diálogo e este encontro acontecem na família, este modo de estar com os outros passa também para o estar em sociedade.

Num tempo em que se dá um valor excessivo aos projetos pessoais, em que cada um sente o peso de mostrar o que vale a todo o custo, e isso lhe é exigido de muitas formas, é importante valorizar aquilo que se constrói com os outros. E é ainda mais importante valorizar aquilo que outros construíram, para não se cair na tentação de estar sempre a começar do zero. Um projeto de futuro, se não tem em conta a memória, corre o risco de ser uma árvore que cresce sem raízes, ao sabor das modas do momento, e os seus frutos duram pouco ou têm pouco sabor.

Por isso, seja nas relações familiares, seja nas relações sociais, laborais e em tantos outros âmbitos, importa ter presente os idosos como os representantes da memória, que fazem com que aquilo que é novo cresça com um sentido mais robusto de esperança e responsabilidade. Não esqueçamos que a memória dá consistência à vida, pois mergulha-a nas suas origens.

Oração

Espírito Santo, sopro de sabedoria,
que inspiraste Simeão e Ana
para que pudessem descobrir o Senhor Jesus
naquele dia da Apresentação no Templo;
envia a tua luz aos nossos avós
para que encontrem caminhos de proximidade
e apoio aos mais jovens, partilhando com eles
uma experiência de vida que desperte esperança
e desejos de compromisso com o futuro.
Dá-lhes força para terminarem com alegria o seu caminho até Ti.
Que nunca lhes falte o amor nem o reconhecimento das suas famílias
pelo testemunho de entrega que deram ao longo das suas vidas.
Ámen.

Desafios

Ajudar aos mais jovens : Ajudar os mais jovens, animando-os nos seus projetos e desafios.

Escutar: Procurar ter tempo para escutar os mais jovens e para conhecer o que sonham e desejam para a sua vida.

Ser responsável: Estar disponível para me comprometer com a porção do Reino que está nas minhas mãos construir.

Servir: Partilhar histórias de vida, com memória agradecida; o próprio testemunho pode ajudar a vida de outros.

Amar gratuitamente: Procurar dar sinais de amor na família, falando, oferecendo o que se é e o que se tem: talentos, bens, história, tempo.

Imagem capa: Pixabay