Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de setembro de 2023         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de setembro de 2023

IX Encontro Nacional das Pastorais Sociais da Mobilidade Humana acontecerá em Brasília (DF) de 27 de fevereiro a 1º de março

17/02/2023 . Notícias da Igreja

Mobilizadas e animadas pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Pastorais que compõem o Setor da Mobilidade Humana realizam o IX Encontro Nacional, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2023, em Brasília (DF).

O tema do encontro é: “Sinodalidade: Caminhar Juntos” e o lema: “Para que todos sejam um só” (Jo 17, 21). A inspiração do tema e do lema está na convocação do Papa Francisco à toda Igreja Católica para o processo sinodal, que teve início em outubro de 2021 e vai até de 2024. Na mensagem de abertura para a processo preparatório do Sínodo, o Santo Padre: “É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus. Todos indistintamente […]”.

Segundo o bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e referencial do Setor da Mobilidade Humana da CNBB, dom José Luiz Ferreira Salles, este nono encontro é muito importante, depois do longo tempo da pandemia de Covid-19. “Nós nos encontramos para reforçar a vida fraterna, olhar o chão onde cada pastoral está pisando, trabalhando, com tantos desafios. Também é muito importante aprofundar entre nós, a nossa espiritualidade, que é de comunhão e de fraternidade”, observa dom José.

Dom José Luiz ressalta que no encontro será aprofundado o caminho da sinodalidade. Segundo ele, diante dos desafios de hoje é preciso sentar e dialogar juntos e caminhar na construção de um mundo mais justo e fraterno. “Com isso, retomamos a palavra do papa Francisco, para ‘sejamos um só’, é a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão e à fraternidade que nasce de nos sentirmos todos abraçados pelo único amor de Deus”, conclui o bispo.

Programação:

Na programação, as atividades serão: análise de conjuntura, momentos de oração, partilha da caminhada das pastorais, avaliações e projeções de caminhada em conjunto.

As Pastorais Sociais que fazem parte do Setor da Mobilidade Humana são: Pastoral Rodoviária, Pastoral do Turismo, Apostolado do Mar, Pastoral dos Nômades, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Serviço Pastoral dos Migrantes, Missão Católica Polonesa, Pastoral Nipo-Brasileira e a Articulação da Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

CNBB