Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de março de 2024

Live “Mulheres na missão” encerra temporada do ano na quinta-feira (8), dia da solenidade da Imaculada Conceição

06/12/2022 . Notícias da Igreja

O dia 8 dezembro marca a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na Igreja. Esta festa foi aprovada pelo Papa Sisto IV, em 1476, e, depois, de modo extensivo para toda a Igreja, por Clemente XI, em 1708. Na mesma data, a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza às 15h, a última edição do ano da série de lives “Mulheres na Missão”, que terá como tema: “Missão, Alegria e Solidariedade: uma gota da vasilha no oceano!”.

De acordo com a Comissão Missionária da CNBB, o objetivo da live é apresentar a alegria como opção e a solidariedade como realização dessa opção para a missão da Igreja no mundo complicado por tantos desafios e perigos.

Ainda segundo a Comissão, a conjuntura atual global apresenta o planeta abalado pela perspectiva de uma catástrofe ecológica, uma humanidade desbalizada de ética, indiferente e consumista ao extremo.

“Este contexto desafia profundamente a missão da Igreja. Como uma gota da vasilha africana no oceano da missão, a experiência no Projeto Solidariedade com o Sudão do Sul pode iluminar o horizonte da missão no mundo contemporâneo. A alegria, a esperança da vivência do evangelho em solidariedade pode ser a única opção de salvação para humanidade”, justificou a assessora da Comissão, irmã Sandra Regina Amado.

Experiência missionária no Sudão do Sul

Ela fará também uma partilha da reflexão a partir da experiência de vivência pessoal no projeto Solidariedade com o Sudão do Sul antes de voltar ao Brasil e estar aqui colaborando na assessoria da comissão.

“Este trabalho é como uma síntese da vivência de muitos anos de missão ad gentes como irmã missionária consagrada para a missão da Igreja do Brasil além fronteiras”, destaca a assessora.

A conversa deste mês será apresentada pela própria irmã Sandra que vai compartilhar sua experiência pessoal de missão no Sudão do Sul. Vão acompanhá-la na reflexão a assessora de comunicação do regional Sul 3 da CNBB e integrante da coordenação do Conselho Missionário Regional, Victória Holzbach, e a coordenadora do COMIRE do regional Oeste 1, Janete Maria Schnorr Favero. A transmissão será feita pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook), a partir das 15h.

“Mulheres na Missão”

A série “Mulheres na Missão” foi iniciada em 8 de março de 2021 e tem como objetivo dar visibilidade à contribuição da mulher na missão da Igreja no Brasil e no mundo já que na maioria das vezes, são as mulheres que levam em frente as atividades missionárias na Igreja.

A série “Mulheres na missão” tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no brasil a partir do olhar feminino e concretiza a proposta de vivência da missão prevista no programa missionário nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).