Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 04 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 04 de maio de 2024

Missa com dom Peruzzo celebra a 3ª Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa no Santuário Nacional de Aparecida

21/07/2023 . Notícias da Igreja

No próximo dia 23 de julho – 4° domingo do mês – é celebrado o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, uma ocasião especial que reconhece e valoriza a sabedoria, o amor e a contribuição inestimável das pessoas idosas para a sociedade.

O tema deste ano -, “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50) -, escolhido pelo Papa Francisco, ressalta a importância de reconhecer e valorizar a experiência e o conhecimento transmitido pelas pessoas idosas às gerações mais jovens.

“É uma oportunidade para expressar gratidão pelos avós e pessoas idosas em nossas vidas e para refletir sobre como podemos criar uma sociedade mais inclusiva e solidária para todas as faixas etárias’, afirma a Pastoral da Pessoa Idosa.

Pelo segundo ano consecutivo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, vai acolher a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) para uma missa especial em homenagem a essa data significativa. A celebração, no dia 23 de julho, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, referencial da PPI, com transmissão pela TV Aparecida.

Homenagem musical

Como parte das comemorações, amanhã, 19 de julho, às 17h, haverá uma live com uma homenagem musical, em parceria com a TV Evangelizar, aos avós e pessoas idosas, com transmissão ao vivo pelo YouTube da PPI.

Intenções de oração também poderão ser escritas nos comentários durante a live. Elas serão depositadas aos pés de Nossa Senhora Aparecida na missa especial da PPI, em Aparecida (SP), que acontece no próximo domingo, 23, com a presença do bispo referencial da PPI, dom José Antonio Peruzzo.

Além da programação musical, o programa contará a história de uma família que participou do projeto “Memórias Culinárias Afetivas e Cultura Alimentar”. A iniciativa aconteceu durante a pandemia para possibilitar uma maior interação dos Líderes Voluntários com as pessoas idosas acompanhadas, proporcionando momentos de boas lembranças, valorização de sua trajetória de vida e resgate de memórias afetivas culinárias e da cultura alimentar.

“A PPI ainda faz uma apelo a todos: para que encaminhem o link da live para as Instituições de Longa Permanência para Idosos”!

Indulgência Plenária

A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto, no dia 5 de julho, que concede a Indulgência Plenária para quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos.

“Este Tribunal de Misericórdia concede também neste mesmo dia a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”, ressalta o decreto da Penitenciaria Apostólica.

Materiais de Apoio

Confira os materiais de apoio elaborados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para a 3° Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas – em especial, para a celebração das missas no 4° domingo de julho:

Com informações da Pastoral da Pessoa Idosa