Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 20 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 20 de abril de 2024

Assembleia Paroquial é realizada na Paróquia Nossa Senhora da Penha

06/12/2022 . Notícias da Paróquia

As lideranças pastorais e comunitárias se reuniram no dia 03 de dezembro na Igreja São Geraldo para a realização da assembleia paroquial de pastoral no propósito de avaliar, planejar e celebrar a caminhada.

A Assembleia Pastoral Paroquial é o organismo mais importante para o exercício da corresponsabilidade e das decisões a respeito dos objetivos e metas prioritárias da ação evangelizadora de uma comunidade paroquial. É a instância na qual estão representados os Serviços, Movimentos, Entidades, Organismos e Setores da Pastoral da Paróquia. É sempre um momento muito importante da caminhada, onde se avalia e define os caminhos a serem percorridos, mediante as orientações da Igreja. A Assembleia Paroquial de Pastoral tem por finalidade principal: avaliação das atividades de conjunto de 2022; festas de padroeiros em todas as comunidades; agenda das atividades pastorais 2023 e celebração da festa jubilar.

Dentre as atribuições da assembleia pastoral paroquial, se destaca: promover e articular a unidade das diversas comunidades eclesiais que formam a Paróquia, bem como dos diversos Serviços, Movimentos, Entidades, Organismos e Setores da Pastoral da mesma; definir, planejar e avaliar a ação evangelizadora na comunidade paroquial, a partir da realidade local e das diretrizes e orientações diocesanas.

Após a acolhida e oração conduzida por Bruno, candidato ao diaconato permanente, seguimos nossa assembleia com a apresentação de Márcia Alves das ações assumidas na assembleia de 2021 para o ano de 2022, onde avançamos e o que precisamos retomar. Alisson, candidato ao diaconato permanente, fez memória da escuta sinodal. Pe. Ueliton falou das definições a equipe da Festa Jubilar para a celebração dos 50 anos a realizar-se em março de 2023.

Para avaliar e planejar a nossa ação pastoral, foram estabelecidos dois momentos de trabalho de grupo com as seguintes questões:

1º momento:

1. a) Os problemas de RELACIONAMENTO-INTEGRAÇÃO nos grupos, pastorais e comunidades;
  2. b) A preocupação constante em dinamizar uma “PARÓQUIA MISSIONÁRIA”;
  3. c) Insistência na PARTICIPAÇÃO SOCIOPOLÍTICA dos cristãos, como verdadeiros cidadãos, que sabem conjugar fé e política;
  4. d) Que FORMAÇÃO humana, religiosa e política temos e precisamos para responder e realizar consciente e responsavelmente as questões anteriores;
  5. e) SÍNTESE ou Diagnóstico: Que potencialidades temos (saúde), afinal qual o problema (doença) e qual a solução (remédio) para a vida em comunidade, ação missionária e compromisso na transformação da sociedade.

2º momento:

1. a) Onde estamos? Como é a nossa realidade cultural, social, econômica e política?

b) Onde Precisamos estar? Qual é a nossa meta a respeito da vivência da Palavra de Deus, da Liturgia e da Caridade? Qual é a nossa meta a respeito da evangelização do indivíduo, da comunidade e da sociedade?

1. c) Quais são nossas urgências pastorais O que devemos priorizar no próximo ano (pode ser mais de um item):

Missão permanente? Encontro pessoal com Jesus Cristo através da vivência dos sacramentos? Vivência da Bíblia em casa e na Igreja? Integração das comunidades, pastorais e grupos da Paróquia? Serviço à vida (idosos, gestantes, enfermos, crianças carentes)?

1. d) O que queremos alcançar? O objetivo geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”. Observando este objetivo geral, qual é o nosso?
  2. e) Como vamos agir? Que instrumentos vamos utilizar para cumprir o nosso objetivo geral? Levem em consideração os seguintes aspectos da ação pastoral: comunitário; missionário; catequético; litúrgico; ecumênico; social.
  3. f) O que vamos fazer? Quais serão nossas ações concretas a longo prazo para realizarmos nossas urgências pastorais? Pensem num programa de atividades através de projetos. Cada projeto deve responder estas perguntas: metas (o quê), passos (como), responsáveis (quem), recursos (com o quê), data (quando) e lugar (onde).

Dentre as reflexões estabelecidas, constatamos que, como urgência pastoral para o ano de 2023 precisamos: revitalizar as pastorais, movimentos e serviços; articular junto com seus membros pistas de ação para que cada pastoral, movimento e serviço não caia no comodismo, ou mesmo fazer só aquilo que estão acostumados, mas que possam agir e ir ao encontro daqueles que mais precisam.

Cada comunidade, pastoral, movimento e serviço receberá o planejamento e o calendário paroquial de atividades pastorais para o ano de 2023.

Após os trabalhos de grupo e plenárias, foram repassados os informes: o apelo a todos de rezarem a novena de Natal de 15 a 23 de dezembro; a atualização cadastral dos dizimistas e substituição dos atuais envelopes do dízimo a partir de janeiro de 2023; sobre as promoções que teremos que realizar ao longo do ano para fortalecer o caixa paroquial.

Encerramos a assembleia paroquial com a oração final conduzida pelo seminarista Júlio que, tendo concluído sua formação inicial no seminário, participou da assembleia e em 2023 fará seu estágio em preparação para sua ordenação diaconal.

Que nossa caminhada seja marcada por este desejo sincero de fazermos a vida acontecer, e que sejamos instrumentos geradores de vida e esperança para todos.

No Ano Jubilar Paroquial, Pastoral da Comunicação.