Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de março de 2024

Celebração da Solene Vigília Pascal

10/04/2023 . Notícias da Paróquia

No início da noite do Sábado Santo, 08 de abril de 2023, às 18h, muitos fiéis se reuniram para celebrar a Solene Vigília Pascal em duas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Penha: Comunidade Sagrado Coração de Jesus e Santuário São Gerado Majela. Na Comunidade Sagrado Coração de Jesus a Vigília Pascal foi presidida pelo Pe. Edson Vander F. Gonçalves, vigário paroquial. Após a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, todos em procissão seguiram para a Igreja e proclamaram a ressurreição do Senhor.

No Santuário São Geraldo Majela a Vigília Pascal foi presidia por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano. Os fiéis se reuniram na igreja São Geraldo para a bênção do fogo novo e o acendimento do círio pascal. Após, todos seguiram em procissão para o Santuário São Geraldo, onde a páscoa do Senhor foi solenemente proclamada. O Círio foi conduzido pelo Diác. Bruno, seguido do bispo com a sua vela acesa e todos os fiéis com suas velas apagadas.

Chegando ao Santuário, ainda do lado externo, todos foram convidados a acenderem suas velas e a entrarem no Templo. Após a terceira e última proclamação “Eis a luz de Cristo”, o Diácono Bruno, tendo pedido a bênção ao bispo, incensado o livro e o Círio Pascal, cantou solenemente o Precônio.

Nesta liturgia, foram acolhido 10 catecúmenos para a recepção dos sacramentos da iniciação cristã. Após serem apresentados ao bispo e a toda a comunidade, que os acolheu alegremente, foi realizada a liturgia batismal. O bispo junto à fonte batismal acolheu a renúncia (onde os catecúmenos foram ungidos com o óleo) e a profissão de fé de fé dos catecúmenos e todos os fiéis, sendo que ao final, os catecúmenos receberam o batismo. Tendo regressado ao presbitério, os já neófitos foram crismados e toda a assembleia aspergida com a água batismal. Nesta mesma celebração, os neófitos participaram pela primeira vez da ceia eucarística.

Que a esperança na Ressurreição de Cristo nos traga a expectativa de vivermos dias melhore. Que Cristo ressuscitado entre em cada lar e abençoe todas as famílias.

Texto e fotos: Pascom Paroquial