Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de março de 2024

Celebração da Vivência Eucarística Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Penha

03/10/2022 .

No dia 29 de setembro, festa litúrgica dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, aconteceu a celebração da Vivência Eucarística de 35 crianças e adolescentes.

Na sua homilia, Pe. Ueliton Neves, pároco, agradeceu a Deus pelos pais e familiares das crianças e adolescentes, os primeiros responsáveis por transmitirem a elas a fé e as incentivarem na preparação e recepção da Comunhão Eucarística. Assim, ele ressaltou: “Agradecimento a vocês que despertaram também para a necessidade de oferecer aos seus filhos, além do alimento material, também o alimento espiritual, da alma”.

Nosso pároco fez questão de agradecer a todos os catequistas que, generosamente, prepararam as crianças e adolescentes para a recepção do Sacramento, mesmo diante dos momentos mais desafiadores da pandemia. Ele ainda lembrou que os primeiros catequistas são os pais e todos aqueles que participam da educação das crianças e adolescentes em casa: “A catequese, na verdade, começa em casa. Os pais e familiares ensinam não só falando, mas principalmente, com o comportamento cristão dentro de casa. Ali se ensina muito a respeito da fé”.

Pe. Ueliton nos lembrou que ao participar da Eucaristia, a pessoa faz experiência de três formas de comunhão: com a família de fé, com a Palavra de Deus e no corpo e sangue de Cristo. A primeira comunhão é com a família de fé, onde os cristãos se reúnem para celebrar a Eucaristia. A segunda forma de comunhão acontece na primeira parte da missa, onde acolhemos a Palavra de Deus, que se deixada penetrar em nossos corações, pode produzir muitos frutos. A terceira forma é a comunhão Eucarística propriamente dita, em que recebemos o corpo e sangue de Cristo em alimento.

Ensinando ainda mais sobre o valor da Eucaristia em nossas vidas, Pe. Ueliton destacou que: “Cada Eucaristia é atualização do mistério do sacrifício de Cristo que continua se doando por nós. Através deste sacramento recebemos Jesus dentro de nós. Portanto, não existe maior comunhão com Jesus do que essa. Ao receber a comunhão Eucarística devemos dizer como São Paulo: Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. Por isso, participar da comunhão Eucaristia é um presente de Deus, mas é também uma responsabilidade”.

Deixando uma mensagem especial às crianças, Pe. Ueliton disse: “Assim, quem recebe a Sagrada Eucaristia, se compromete a ter uma vida diferente de antes. Na intimidade com Cristo, vocês devem se esforçar de agora em diante para terem uma vida no estilo de Jesus, evitando sempre o mal e praticado o bem, de modo especial para com aqueles que precisam mais de ajuda”.

Confira alguma fotos deste dia:

Texto e Fotos: Pascom Paroquial