Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 24 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 24 de abril de 2024

Dia Nacional da Bíblia é celebrado com uma carreata bíblica

27/09/2022 . Notícias do Santuário

“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)

Todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Neste ano de 2022, o livro escolhido foi o de Josué e o lema bíblico inspirador “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.

Uma das urgências da ação evangelizadora em nossos tempos, apresentada pelas Diretrizes Gerais da CNBB, é a animação bíblica da vida e da pastoral. O que significa isso?

Na Bíblia encontra-se o anúncio da salvação oferecida por Deus a toda a humanidade. No contato com a Palavra divina, “útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”, encontra-se o meio eficaz pelo qual “o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (cf. 2Tm 3,16-17).

Portanto, é fundamental que aproximemos da Sagrada Escritura, lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo e com a força transformadora de seus gestos e de sua mensagem, para que nossa vida e nossa prática pastoral sejam marcadas pela sabedoria que deles provém.

O mês de setembro, dedicado à Bíblia, é tempo privilegiado para aprofundarmos nosso contato e compromisso com a Palavra de Deus a fim de que a nossa vida e nossa atuação de discípulo-missionário se renove constantemente.

Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida, afirma o texto-base.

Para bem celebrar o Dia Nacional da Bíblia, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Itabira, realizou no dia 25 de setembro, uma belíssima carreata bíblica que contou com o compromisso, empenho e participação de todas as lideranças comunitárias e pastorais. Cada grupo recebeu, há uns dois meses atrás, um livro da Bíblia para ser estudado e reza do e a partir daí extrair mensagens e imagens para ornamentar um carro. Todos os carros foram preparados durante o dia e a carreata teve início às 15h30, percorrendo os bairros onde se encontram as comunidades urbanas da paróquia. Ao regressar para o Santuário, a missa foi celebrada às 18h e presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco, concelebrada pelo Pe. Edson Vander, vigário paróquia, tendo a assistência dos candidatos ao diaconato permanente da paróquia, Alisson e Bruno.

Gratidão a todos os envolvidos (lideranças comunitárias e pastorais) por esta grande festa celebrando o Dia Nacional da Bíblia. Que tenhamos sempre a Bíblia Sagrada como fonte de vida. Aproximemos dela e bebamos desta fonte inesgotável de amor.

Confira algumas foto deste dia:

Texto e Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha – Itabira