Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 27 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 27 de abril de 2024

Festa de Santa Ana é celebrada no bairro Juca Rosa

01/08/2023 . Notícias da Paróquia

A Comunidade Santa Ana, no bairro Juca Rosa, celebrou junto às famílias do bairro, em seus lares, a novena em honra a Santa Ana, padroeira da comunidade. A novena teve início no dia 18 de julho e o último dia foi celebrado na Conferência Santo Antônio, dos Vicentinos. No dia 27 de julho, na Conferência Santo Antônio, iniciamos o tríduo em preparação para a festa. Todos os dias os fieis se reuniram para rezar o terço e celebrar a Santa Missa. O tema central da festa foi “Santa Ana, modelo de fé e confiança nas promessas do Senhor” e lema “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50). A festa foi celebrada no domingo, dia 30 de julho, com uma procissão com a imagem de Santa Ana por ruas do bairro e santa missa ao lado da gruta de Santa Ana. A missa foi presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco, tendo como ministério de música o coral da Aposvale.

Em sua homilia, ressaltou Pe. Ueliton:

“A história de Joaquim e Ana se assemelha à história de Abraão e Sara. Ambos eram estéreis e, graças à benevolência de Deus, geraram já na velhice. A semelhança não para por aí. ‘Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial’ (Gl 4,4-5). Deus visitou seu povo, cumpriu as promessas feitas a Abraão e à sua descendência. Nossa Senhora recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi nele que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade e conheceu as profecias relativas à chegada do Messias. São Joaquim e Santa Ana foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade.”

E rezando pelos avós, concluiu: “Os avós são importantes na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade. E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família.”

Ao final da missa, cada família que acolheu a novena em sua casa recebeu uma imagem de Santa Ana, que foi abençoada pelo Pe. Ueliton. Após a missa a festa continuou com um café partilhado e apresentação de quadrilha do grupo Caraminguás.

Texto e fotos: Pascom Paroquial