Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 04 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 04 de maio de 2024

Mensagem aos pasconeiros e pasconeiras por ocasião do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

28/05/2022 . Notícias da Paróquia

Escutar com o coração

Anualmente a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, por ocasião da festa da Ascensão do Senhor. Sempre nesta oportunidade o Santo Padre dirige uma mensagem a todos os comunicadores. No último dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, foi divulgada a carta do Papa Francisco com a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no dia 29 de maio de 2022, domingo da Ascensão do Senhor. Como tema principal, o papa fala sobre “Escutar com o ouvido do coração”. Em 2021, a mensagem retratou o ir e ver, criando experiências para então narrá-las. Seguindo no mesmo propósito, o verbo escutar quer lembrar que comunicação também é ouvir. Escutar pede de nós uma outra atitude, um outro verbo que parece ser muito importante e que sem ele é impossível escutar, que é o silêncio, silenciar.

Em 2012 o Papa Bento XVI refletiu sobre o silêncio e palavra, caminho para a evangelização. Fomos interpelados a sermos capazes de parar para silenciar. Agora, interpelados pelo Papa Francisco, neste ano de 2022, a ouvir, e para ouvir é preciso parar, silenciar e escutar com o ouvido do coração.

O Santo Padre diz que Deus sempre se revela comunicando-se livremente, por outro lado, o ser humano é quem deve estar sintonizado com Deus, pondo-se a escuta. O Senhor chama explicitamente o ser humano a uma aliança de amor, para que possa tornar-se plenamente aquilo que é: imagem e semelhança de Deus na sua capacidade de ouvir, acolher, dar espaço ao outro. No fundo, a escuta é uma dimensão do amor. Sobre o ato de escutar dentro das igrejas, o Papa Francisco diz que oferecer um pouco do nosso tempo para escutar os irmãos é um gesto de caridade.

Imaginemos o quanto se faz necessário a experiência do encontro que leva à escuta, depois de um tempo difícil de pandemia. Somos chamados a termos sensibilidade na escuta e nos darmos conta de quais são as necessidades de nossos irmãos.

A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Quem não se abre ao diálogo, quem não se dispõe à escuta, não chega a fazer a experiência do conhecimento.

No ano passado, a Igreja deu início ao período sinodal em todo o mundo, por isso, ao final da mensagem, Papa Francisco pede que rezemos para que este seja um momento de escuta recíproca. Neste tempo em que toda a Igreja é convidada a escutar para aprender a ser uma Igreja sinodal, todos nós somos convidados a redescobrir a escuta como essencial para uma boa comunicação.

Queridos (as) pasconeiros (as), a fé vem da escuta, e é muito importante que não só ouçamos mas escutemos e não somente o outro, mas primeiramente a Deus e a nós mesmos. Vivemos numa realidade onde há muitos ruídos e muitas vezes não paramos para escutar o que realmente é essencial e da forma que realmente precisa ser, com o coração.

Gratidão a vocês pelo empenho, dedicação e amor à evangelização em nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em particular, em todas as nossas comunidades eclesiais, desde as menores e afastadas até as maiores e mais centrais. Precisamos retomar com esperança nossa caminhada missionária, auxiliados pela graça de Deus e escutando a voz do Espírito Santo, para que a Boa Nova da salvação continue a ser anunciada a todos pelo nosso testemunho e ação pastoral, de modo que o nosso coração arda ao ouvi a Palavra de Deus. Não nos deixemos desanimar em nossa missão. O Senhor espera e conta com cada um. Unidos sigamos, com fé e esperança, escutando com o coração e anunciando o Amor, pois o Amor deseja ser amado.

Que Deus nos ajude sempre mais a treinarmos o nosso coração para a escuta, para que o caminho da sinodalidade encontre em todos os ambientes e circunstâncias a graça de poder escutar as pessoas, o mundo, a realidade e principalmente a voz do Espírito Santo que nos indica o caminho, a verdade e a vida, que é o próprio Cristo Jesus.

Feliz Dia Mundial das Comunicações Sociais a todos e todas.

Itabira, Sede do Bispado, 29 de maio de 2022
Solenidade da Ascensão do Senhor