Uma noite de reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Assim aconteceu a Sessão Solene, no último sábado, dia 20 de setembro, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira, com a entrega de Títulos de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Itabira. Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município.
A concessão das honrarias foi proposta pelos vereadores, como forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município.
Dentre os que compuseram a mesa principal se destaca a presença do Presidente do Legislativo Itabirano Carlos Henrique Silva Filho e o Prefeito Municipal Marco Antônio Lage.
O título de Cidadão Honorário foi conferido ao Pe. Ueliton Neves da Silva pela vereadora Jordana Madeira em reconhecimento pela ação pastoral e evangelizadora que o presbítero, que neste ano comemora 10 anos de sua ordenação presbiteral, vem realizando no município de Itabira desde quando nele chegou, janeiro de 2017. No último mês de junho, por ocasião da Festa do Caminhoneiro, a mesma vereadora conferiu ao Pe. Ueliton a Moção de Aplausos em reconhecimento de sua atuação.
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, nas três esferas da federação brasileira. No âmbito do município, está prevista na Lei Orgânica Municipal. O título é dado à pessoa que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao município. Cidadão é toda e qualquer pessoa que atue na vida da cidade e de alguma maneira tenha contribuído ou contribua com a história do município. A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem.
Parabéns ao Pe. Ueliton Neves da Silva, agora, oficialmente, Cidadão Itabirano.