Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 01 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 01 de maio de 2024

Novena e Festa de São Geraldo Majela 2023

20/10/2023 . Notícias do Santuário

Com São Geraldo, viver a vocação como graça e missão.

“Corações ardentes, pés a caminho”.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema  “Corações ardentes, pés ao caminho”. Os discípulos de Emaús estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado. Na narração evangélica, apreendemos a transformação dos discípulos a partir de algumas imagens sugestivas: corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, pés ao caminho. Meditando sobre estes três aspetos, que traçam o itinerário dos discípulos missionários, podemos renovar o nosso zelo pela evangelização no mundo de hoje.

A imagem de pôr os “pés ao caminho” recorda-nos mais uma vez a validade perene da missio ad gentes, a missão confiada pelo Senhor ressuscitado à Igreja: evangelizar toda a pessoa e todos os povos até aos confins da terra. Hoje, mais do que nunca, a humanidade, ferida por tantas injustiças, divisões e guerras, precisa da Boa Nova da paz e da salvação em Cristo. Por isso, aproveito esta ocasião para reiterar que todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de o anunciar sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A conversão missionária permanece o principal objetivo que nos devemos propor como indivíduos e como comunidade, porque a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja.

Com os corações ardentes, olhos abertos, pés a caminho, celebramos de 06 e 16 de outubro a novena e festa em honra a São Geraldo Majela. Entre os dias 06 e 14 muitos devotas e devotas de São Geraldo rezaram às 19h na Igreja São Geraldo a novena e após, a santa missa. Muitas famílias se mobilizaram para a realização de uma procissão diária saindo cada dia de uma casa do bairro Major Lage de Baixo.

Durante a novena refletimos os temas e contamos com a presença dos seguinte padres: São Geraldo, amigo dos sofredores, Frei Paulo Roberto Gomes, OFMcap, benção das mães; A vontade de Deus na vida da Virgem Maria e de São Geraldo, Pe. Edson Vander Fernandes Gonçalves , bênção das chaves das casas; São Geraldo, sensível à dor dos pobres e abandonados, Pe. Edson Vander Fernandes Gonçalves, bênção das chaves dos veículos (traga também sua carteira de habilitação); São Geraldo, missionário da simplicidade, Pe. Arlindo Ferreira Coura, bênção de objetos devocionais diversos; São Geraldo e seu amor a Jesus Crucificado, Pe. Marcelo Ávila, SX, bênção dos remédios; São Geraldo, homem de oração,  Pe. Edson Vander Fernandes Gonçalves, bênção do trabalhador; Com São Geraldo e a Virgem Maria, aprendamos a fazer a vontade do Pai, Pe. Ueliton Neves da Silva; São Geraldo e a caridade, fonte e expressão da missão, Pe. Thiago de Oliveira Silva, CICM, bênção da saúde; São Geraldo, servo fiel e obediente a Deus, Pe. Gustavo da Silva Alves, bênção de objetos devocionais de são geraldo (imagens, quadros, medalhas, lencinhos, terços etc).

O dia 15 foi todo festivo e de intensas atividades. Logo às 07h a primeira missa foi celebrada no Santuário São Geraldo. Às 10h a segunda missa foi celebrada na Igreja São Geraldo. A festa continuou do lado externo com almoço, sorteio de brindes e atrações musicais com Flávio e Rafael. Às 18h saímos da Igreja São Geraldo em procissão para o Santuário com a imagem de São Geraldo, com a participação da Coorporação Musical Euterpe Itabirana, onde às 19h foi celebrada a última missa.

No dia 16, memória litúrgica de São Geraldo, saímos em carreata da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Praia, para o Santuário conduzindo à frente a imagem de São Geraldo. Com o Santuário repleto de fieis devotos, foi celebrada a santa missa, presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco.

Deus seja louvado pelo feliz êxito da nossa novena e festa em honra a São Geraldo Majela, padroeiro e protetor dos alfaiates, das mães, gestantes e crianças. Deus seja louvado por cada pessoa, por cada mão estendida, por cada equipe de articulação e serviço. Deus seja louvado por todos que se envolveram e participaram. Gratidão a todos por tudo e por tanto.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Penha