Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 26 de julho de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 26 de julho de 2024

Novos catequistas de Iniciação à Vida Cristã são enviados

30/04/2024 . Notícias do Santuário

Na manhã do último domingo, 28 de abril, em missa presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco na Igreja São Geraldo Majela, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha, aconteceu o envio de vinte e um novos catequistas para a catequese de inicação à vida cristã, que compreende nove etapas.

Durante sete sextas-feira as catequitas da Paróquia Nossa Senhora da Penha Márcia Alves, Maria das Dores (Dorinha) e Rosânia Gorino, trabalharam os seguintes temas: Critérios para ser Catequistas; O que é catequese?; Qualidades de um bom Catequistas; Metódo: “Ver – Iluminar(Julgar) – Agir – Celebrar – Rever”; Regulamentos do Catequista; Preparar um Encontro; Planejando um Encontro.

O objetivo foi proporcionar aos novos catequistas uma formação permanente e um entendimento a respeito do seu protagonismo na vida dos catequizandos e de seus familiares e tendo como centro de tudo e todos Jesus Cristo.

Em sua homilia na santa missa, Padre Ueliton Neves, enfatizou a importância do trabalho do catequista e de sua caminhada evangelizadora junto às crianças, adolescentes e jovens. O paróco destacou que os primeiros educadores da fé são os pais. Eles que ensinam as orações diárias, levam os filhos para a Igreja e participam juntos das Missas e também das Celebrações da Palavra. Cabe aos catequistas reforçarem e aprimorarem a caminhada e a vivência catequética de seus filhos, qualificarem a fé recebida em casa. O padre ainda lembrou que a missão do catequista é kerigmática e mistagógica e, tomando o ensinamento do evangelho da missa disse que a missão do catequista é “enxertar os catequiandos na videira e ajudá-los a permenerem unidos a ela”.

Os Catequistas, ao serem enviados, foram convidados a renovarem as Promessas Batismais e a tornarem luz do mundo em missão.

Os catequistas que passaram pela formação são da Paróquia Nossa Senhora da Penha e da Paróquia São João Batista, ambas no município de Itabira.

Ao final da missa o padre agradeceu as catequistas Márcia Alves, Maria das Dores (Dorinha) e Rosânia Gorino pela dedicação e formação realizada e ao Diácono Permanente Alisson Júnio, assessor pastoral da catequese paroquial.

Catequista em missão: “Eis-me aqui , enviai-me!”

Texto: Márcia Alves Ferreira

Fotos: Eliane Leite e Rosânia Gorino