Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 24 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 24 de abril de 2024

Peregrinação à Terra Santa

25/05/2023 . Notícias da Paróquia

Como peregrinos da fé e da paz onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, entre os dias 09 e 23 de maio, nosso pároco Pe. Ueliton e alguns paroquianos de nossa Paróquia fizeram uma forte experiência de fé em Israel, percorrendo vários lugares santos e importantes na nossa fé cristã.

Os peregrinos visitaram a Basílica da Anunciação, onde Maria recebeu o Anúncio do Arcanjo Gabriel, Igreja de São José e Fonte da Virgem Maria, Caná da Galileia (local do 1º milagre de Jesus), o Monte Tabor, Basílica da Transfiguração. Em Cafarnaum foram à casa de São Pedro, nas ruínas da antiga Sinagoga, Tabgha (Primado de Pedro e Multiplicação dos pães), Travessia do Lago de Tiberíades (Mar da Galileia), Monte das Bem-Aventuranças e no Rio Jordão celebraram a renovação das promessas do Batismo. Foram a Jericó e ao Mar Morto. Em Bethânia, cidade de Lázaro e suas irmãs Marta e Maria (Jo 11) onde celebraram a santa missa. Em Jerusalém, foram à Basílica da Natividade, local onde Jesus nasceu; Campo dos Pastores, Gruta do Leite. Em Ein-Karem, a casa de Isabel, local onde Maria cantou o Magnificat (Lc 1,46-55). No Monte das Oliveiras visitaram o local da Ascensão de Jesus, Igreja do Pater Noster, Basílica da Agonia e o Monte Sião (Sl 124,1), o Cenáculo, o Muro Ocidental (Muro das Lamentações) e a Igreja de São Pedro, onde o galo cantou (Mc 1,13). Rezaram a Via-Sacra percorrendo as ruas da via dolorosa, Capela da Flagelação, Capela da Condenação e a Basílica do “Ecce Homo” onde Pilatos entregou Jesus a Multidão (Jo 19,5). Um dos lugares de forte experiência de fé e de muita emoção, como relatado, foi a visita ao Santo Sepulcro, onde Jesus foi sepultado. Neste lugar Pe. Ueliton presidiu a santa missa com o grupo dos fieis peregrinos. No mesmo lugar se encontra o lugar da crucifixão e a pedra onde o corpo de Jesus foi preparado para ser sepultado. Além dos mencionados, foram muitos os lugares visitados. Em cada lugar, uma forte experiência de fé.

Jerusalém é a encruzilhada das três grandes religiões monoteístas, e o seu próprio nome – “cidade da paz” – exprime o desígnio de Deus sobre a humanidade: formar com ela uma grande família. Este desígnio, prenunciado a Abraão, realizou-se plenamente em Jesus Cristo, que São Paulo chama “nossa paz”, porque abateu com a força do seu Sacrifício o muro da inimizade (cf. Ef 2, 14). Portanto, todos os crentes devem pôr de lado os preconceitos e a vontade de domínio, e praticar concordes o mandamento fundamental: isto é, amar a Deus com todo o seu ser e amar o próximo como a si mesmo. É isto que judeus, cristãos e muçulmanos são chamados a testemunhar, a fim de honrar com fatos aquele Deus que anunciam com os lábios. Foi precisamente isto que levei no coração, na oração, ao visitar, em Jerusalém, o Muro Ocidental – o Muro das Lamentações – e tantos lugares sagrados. Detive-me em silêncio, rezando por cada pessoa, que é sagrada para Deus, e inscritas no seu coração de Pai.

No Cenáculo, com a mente dirigida para Cristo que lava os pés aos Apóstolos e institui a Eucaristia, assim como para o dom do Espírito Santo à Igreja no dia de Pentecostes, rezamos para que vivamos num só corpo e num só espírito, para transformar o mundo com o poder humilde do amor.

A peregrinação teve Emáus como o último lugar a ser visitado. Neste lugar, foi celebrada a santa missa nas ruas de uma antiga Igreja. A peregrinação contou com a presença do Pe. Ueliton, Pe. Ricardo e dos diáconos permanentes Flávio e Pacceli. No próximo ano haverá duas peregrinações, uma para a Itália (Assis, Cássia, Materdomini, Luca, San Giovanni Rotondo, Roma) e Portugal (Fátima) no mês de maio e a segunda, em setembro, na Grécia e Turquia, os caminhos de São Paulo Apóstolo.

Texto: Pascom Paroquial