Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 20 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 20 de abril de 2024

Santuário São Geraldo celebra Festa de Cristo Rei e o Dia Nacional dos Leigos

23/11/2021 .

A Paróquia Nossa Senhora da Penha acolheu no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira, na tarde do dia 21 de novembro, a Festa Regional de Cristo Rei do Universo e o Dia Nacional dos Leigos (as). Com a participação dos representantes das paróquias da Região Pastoral 1, na sua maioria do Apostolado da Oração, a comemoração teve início às 14h30 com a acolhida e às 15h o Pe. Paulo Marcony, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, falou sobre o processo sinodal e o chamado do Papa Francisco para que caminhemos juntos. Às 16h foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Ueliton Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha e Coordenador Pastoral da Região 1, concelebrada pelos padres Márcio Soares, Marianus Frederikus e Paulo Marcony, tendo a assistência do Diácono Maurílio Serafim.

Pe. Ueliton, logo no início da celebração, acolheu a todos e manifestou a alegria de podermos nos encontrar e celebrar, como de costume, esse dia. Em sua homilia, Pe. Ueliton afirmou que a natureza da realeza e da messianidade de Jesus é o amor que se revela no serviço. No Reino instaurado por Jesus não há lugar para caminhar sozinhos, mas sempre juntos, sem pressa, e atentos pelo caminho para que ninguém fique à margem, caído e esquecido.

Na oportunidade, ele ressaltou a importância do protagonismo leigo para uma igreja em constante vivência sinodal. Falando no processo sinodal da Igreja, disse que por sua própria natureza ela é ser sinodal. Trata-se do seu jeito de ser e agir no mundo:

A sinodalidade é inerente à graça do Batismo, mediante o qual todos nós fomos introduzidos na comunhão da Trindade. Isso é possível pela ação do Espírito Santo que anima a Igreja, a partir de dentro, e distribui dons e carismas a todos para a realização da missão e a edificação do Corpo de Cristo. Sinodalidade significa, pois, caminhar juntos, como leigos (as), pastores, consagrados(as), não esquecendo dos que estão afastados e dos que se sentem excluídos. É a forma específica de viver e de trabalhar da Igreja Povo de Deus e a metodologia de discernimento da nossa Igreja, baseada no diálogo e na reflexão, à luz do Espírito Santo. Uma Igreja sinodal deve sempre ser dialógica, valorizando a escuta e o diálogo, considerando todo o povo de Deus protagonista da missão evangelizadora”, concluiu o sacerdote.

Ao final da celebração, tomando a palavra, a Ir. Sílvia agradeceu a participação de todos e o empenho da equipe organizadora. A Festa Regional de Cristo, Rei do Universo e do Dia Nacional dos Leigos(as) em 2022 acontecerá na Paróquia Bom Jesus, em Bom Jesus do Amparo.

Texto: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha
Fotos: Rayane Dionísio