Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de março de 2024

Santuário São Geraldo realiza momento chamado “Os 7 Mergulhos de Naamã”

05/03/2021 . Notícias do Santuário

Com a presença de fiéis, mas rigorosamente seguindo o protocolo diocesano e o decreto municipal devido as restrições da pandemia, aconteceu entre os dias 22 a 28 de fevereiro, no Santuário São Geraldo Majela, em Itabira ‘‘Os 7 mergulhos de Naamã’’.

Estamos no Tempo da Quaresma, oportunidade que temos de fortalecermos nossa vida de oração e buscarmos a conversão. Nesta oportunidade vivenciamos 7 dias de graças e bênçãos de Deus sobre a vida dos que ali estavam, mas também dos que rezaram conosco em sua casa, igreja doméstica, através das transmissões pelas redes sociais. A cada dia da semana refletimos sobre um pecado capital e para ajudarmos a melhor viver estes momentos, acolhemos alguns padres que, através de suas palavras e momentos oracionais, nos levaram a experiência com o Senhor.

A programação teve início às 19h (exceto no domingo) com a Oração do Terço do Combate seguido da Santa Missa, Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. No primeiro dia (22) rezando pela libertação do pecado da gula e avareza, presidiu a Santa Missa, Padre Ueliton Neves da Silva (Pároco); no segundo dia (23) rezando pela libertação do pecado da luxúria, presidiu a Santa Missa, Padre Rosemberg (Santa Bárbara); no terceiro dia (24) rezando pela libertação do pecado da ira, presidiu a Santa Missa, Padre Ricardo Caricati (Rio Piracicaba); no quarto dia (25) rezando pela libertação do pecado da inveja presidiu a Santa Missa, Padre Rosemberg (Santa Bárbara); no quinto dia (26) rezando pela libertação do pecado da preguiça presidiu a Santa Missa, Padre Ludugério Rodrigues (Bom Jesus do Amparo); no sexto dia (27) rezando pela libertação do pecado da soberba (orgulho), presidiu a Santa Missa, Padre Flávio Motta (Nova Era) e no sétimo dia (encerramento) iniciamos com o terço do combate às 17h30, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Ueliton Neves da Silva. Após vivenciarmos momentos fortes de experiência com Deus nestes dias, celebramos o encerramento rezando pelo ressurgimento para uma vida nova.

Na liturgia do 2° domingo da Quaresma e ocasionando o encerramento dos 7 Mergulhos de Naamã, Pe. Ueliton iniciou a homilia recordando um importante compromisso que a palavra de Deus nos faz: ‘‘Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos’’. Este é o compromisso que nós assumimos, andar sempre na presença do Senhor e isso requer de nós que sejamos pessoas novas, completamente diferentes, dispostas a trilhar o mesmo caminho que o Senhor. Um caminho que passa pelo calvário, que passa pela cruz. Não há outro caminho se não este que o Senhor nos apresenta e nos aponta para chegarmos à Glória da Ressureição.

Ainda em sua reflexão, Pe. Ueliton afirmou que estes dias foram proporcionaram oportunidades para pedirmos ao senhor a purificação de nosso pecados, a purificação daquelas marcas que trazemos em nós e que tem nos trazido muito sofrimento. Naamã não podia estar junto aos seus pois a lepra era contagiosa. Tamanho sofrimento aquele homem trazia no seu corpo. Mas Namaã acolheu o chamado do Senhor, na voz do prefeta Eliseu, e faz o movimento de sair de onde se encontrava pra ir até o Rio Jordão. Foi ali que mergulhou por 7 vezes e saiu completamente renovado, curado. Este também é o nosso desejo, de sermos curados de nossas feridas. E acrescentou: “Naamã só foi curado e purificado, só se tornou uma nova criatura porque ele esteve aberto ao chamado do Senhor e disposto a fazer um caminho que o levou à purificar-se. Sabemos que a graça do perdão é dom gratuito de Deus, que ele oferece nos oferece porque não quer que vivamos perdidos em meio às trevas, sofrendo pelas consequências dos nossos pecados’’.

Abençoados foram estes 7 dias de oração e libertação na vida de tantas pessoas que conosco participaram! Deus seja louvado por tudo que vivenciamos.

Agradecemos a todas as equipes, todas as pessoas que direta ou indiretamente estiveram envolvidas na realização deste evento. Que Deus os abençoe sempre!

Pascom – Paróquia Nossa Senhora da Penha / Itabira