Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de abril de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE julho  .  2021
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

A Graça do Senhor nos alcança

01/07/2021 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, alegria e paz.

No primeiro domingo deste novo mês, dia 04 de julho, celebramos os apóstolos Pedro e Paulo. Eles representam na Igreja duas dimensões da vocação apostólica que devem estar sempre juntas, pois se complementam. Ambos trabalharam por Cristo, cada um a seu modo. Pedro representa a instituição, a hierarquia desejada por Jesus. Paulo, a criatividade missionária, na leitura e busca de respostas aos sinais dos tempos.

Simão, que recebeu de Jesus o nome de Pedro (pedra) é, na Igreja, o sinal visível da unidade e esta, obra do Espírito Santo. Sua missão é desempenhada pelo seu sucessor, o Bispo de Roma, denominado Papa (Pai), hoje, Francisco, que desempenha na Igreja a presidência da caridade. Paulo, chamado ao apostolado no caminho de Damasco por pura graça de Deus, abdicou de suas antigas certezas de perseguidor dos cristãos para abraçar a Cristo e foi feito apóstolo. Através de sua ação missionária no mundo antigo, tornou-se sinal da criatividade da Igreja, chamada a acolher na barca de Pedro, todas as nações e culturas.

Guiados por Deus e iluminados pelo Santo Espírito, iremos celebrar, como comunidade de fé, de 05 a 12 de julho, o 12º Oitavário de São Geraldo no Santuário São Geraldo. Com celebração eucarística todos os dias, lucernário, adoração e bênção do Santíssimo, iremos refletir, estando em contexto de pandemia, como tema central “Como São Geraldo, fortes nas tribulações. A cada dia, rezando numa intenção específica, acenderemos uma vela temática. Convido você e sua família a rezar conosco todos os dias, de forma presencial ou remota para que, unidos na mesma fé, celebremos estes dias da Graça de Deus em nossas vidas. Seja este tempo para todos nós, um tempo de júbilo que nos chama a buscarmos uma vida nova.

No dia 20 de julho iniciaremos no Santuário São Geraldo o Cerco de Jericó. Serão dias intensos de oração clamando para que as muralhas caiam e não nos impeça de caminhar e seguir em frente. Todas as terças-feiras, até o encerramento no dia 31 de agosto, teremos missa, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Celebramos neste mês São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. Em nossa Paróquia, Santa Ana é padroeira de uma das nossas comunidades, localizada no Bairro Juca Rosa. O Papa Francisco, a partir deste ano, fixa essa celebração no quarto domingo de julho, próximo à festa destes santos, o que nos permite recordar e celebrar o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé. Na comunidade a qual Santa Ana é padroeira, iremos celebrar o tríduo e a festa de 22 a 25 de julho.

Neste mesmo tempo teremos também a alegria de celebrar o Tríduo e festa em honra a São Cristóvão entre os dias 21 e 24 de julho, no Bairro São Marcos, com a bênção dos motoristas, veículos e viajantes.

Julho também é o mês da evangelização do dízimo, portanto, mês do dizimista, fiel comprometido e consciente com a missão da Igreja. Somos convidados a assumir o dízimo na perspectiva da partilha solidária e por razões pastorais. Dízimo não é esmola, não é pagamento ou algum tipo de taxa, e não pode ser aquilo que me sobra, mas parte daquilo que mensalmente eu tenho como sinal de partilha com a igreja diante das suas inúmeras necessidades. O nosso dízimo é aplicado em várias dimensões, dentre elas, nos trabalhos da Ação Evangelizadora e Pastoral da Igreja, que visa concretizar o projeto do Reino de Deus. Portanto, favorece a missão da Igreja, que é evangelizar.

Gratidão a você dizimista pelo amor e fidelidade. Vocês dizimistas assumem a comunhão e participação de maneira concreta em nossa comunidade. Obrigado a Pastoral do Dízimo pelo trabalho tão carinhoso e eficaz. Vamos testemunhar que ser dizimista é bom, é ser grato, é devolver o que pertence a Deus para as obras de seu Reino.

Você já é dizimista? Venha fazer parte dessa família em nossa Paróquia. “É o dízimo, Senhor, que nos mostra com certeza. Gratidão ao criador e compromisso na Igreja”.

Itabira, 01 de julho de 2021

Pároco