Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de março de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE novembro  .  2021
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

A realeza de CRISTO se manifesta no serviço

08/11/2021 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, estamos no último mês do ano litúrgico de 2020. Logo no início deste novo mês, no primeiro domingo, celebrando todos os Santos e Santas de Deus, somos chamados também a buscarmos nossa santificação e tendo como exemplo os santos e santas que tanto veneramos neste mundo. A festa de Todos os Santos e Finados são celebrados numa total sintonia pois tanto uma como outra não deixa de nos fazer lembrar de tantas pessoas que, ao nosso redor, contribuíram e foram decisivas para que tenhamos vida e vida com dignidade e tem nos deixado importante legado. Rezar pelos que que já estão junto de Deus na gloria da eternidade é entrar na comunhão com todos e é a razão da nossa fé e esperança.

Estar em comunhão nos pede um olhar para dentro de nós mesmos e exaltar a necessidade de sermos humildes, simples e fraternos. Como todos os anos, celebraremos o Dia Mundial dos Pobres, no dia 15 de novembro com o tema “Sempre tereis pobres entre vós” do Evangelho de São Marcos (14, 7). Trata-se de um convite a todos nós a não perdermos jamais de vista a oportunidade que se nos oferece para fazer o bem. Somos chamados ao gesto de partilha e de solidariedade cristão para com os que passam por dificuldades.

Segundo o Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres pretende estimular, em primeiro lugar todos os cristãos, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade. Esse exercício e gesto solidário, justifica a temática das leituras do último domingo do ano litúrgico, quando debruçamos sobre o juízo final, ao celebrarmos o dia dos cristãos leigos e leigas, a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Em nossa Região Pastoral 1 iremos celebrar com alegria, em comunhão com as 14 paróquia que a compõe, o Dia dos Leigos com a bonita participação do Apostolado da Oração no Santuário São Geraldo, dia 21 de novembro a partir das 14h30.

Celebrar a Solenidade de Cristo Rei é declarar-se discípulo de Jesus e missionário de Sua Igreja. Festejar Cristo Rei é saber cumprir com zelo os mandamentos de Cristo, entoando com sabedoria: “Convém que Ele reine!” (1Cor 15,25). Festejar Cristo Rei é ter a firme convicção de que Cristo é o Senhor absoluto da história humana e de todos os seres humanos, pois “tudo foi criado por meio d’Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas as coisas têm n’Ele a sua consistência. Ele é a cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo Ele tem a primazia”. (Cl 1, 16-18). Festejar Cristo Rei é estar disponível para trabalhar com zelo e entusiasmo em cada Diocese, Paróquia ou Movimento, procurando levar a toda parte a certeza da nossa fé e do nosso amor por um serviço frequente e fiel a Cristo Senhor.

A solenidade de Cristo Rei nos faz perceber que “temos não só o direito e o dever, mas também a satisfação e a honra de confessar o Seu excelso senhorio sobre todas as coisas e sobre todos os homens”. (Homilia do Papa João Paulo II na Solenidade de Cristo Rei em 23 de novembro de 1980). É uma imensa satisfação poder proferir que Cristo é “o Alfa e o ômega, Aquele que é, que era e que vem, o Todo Poderoso!” (Ap 1,8).

Que nesse mês nos preparemos bem para o dia mundial do pobre e que cheguemos com a consciência tranquila na festa de Cristo Rei, celebrando nossa fé e certeza da pertença ao Reino de Deus.

Ao iniciarmos um novo ano litúrgico, no próximo dia 28 com o Tempo do Advento, possamos através deste caminho que a Igreja nos oferece nos preparar bem para a grande festa cristã que é o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que seu nascimento nos faça renascer também e nos torne repletos de esperança e de paz. Não deixem de realizar em vossas famílias, comunidades e pastorais a novena de Natal.

Que Nossa Senhora das Graças, cuja festa celebramos neste mês, a Rainha do céu e da Igreja, nos cubra com sua benção e sua ternura e sejamos fieis seguidores de seu Filho Jesus que deu sua vida em resgate de toda a humanidade.

Itabira, 08 de novembro de 2021

Pároco