Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de fevereiro de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de fevereiro de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE dezembro  .  2023
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Advento: arrumemos nossa casa, logo a ela, o Senhor vai chegar

04/12/2023 . Palavra do Pároco

Irmãs e Irmãos,

Paz e Benção do Senhor!

Iniciamos solenemente um novo sagrado tempo litúrgico. É advento! Ano Novo na Igreja. Celebramos um novo começo, preparação ao nascimento de Jesus, o Filho de Deus, e também, nos preparamos para sua nova vinda.

Toda a comunidade de fé se prepara: os paramentos roxos nos convidam para a reflexão, a coroa de Advento nos auxilia a caminhar com esperança por estas quatro semanas que antecedem o Natal, a novena celebrada em família nos ajuda na reconciliação e a sermos solidários com as famílias que sofrem ao nosso lado. Este é um tempo de reflexão sobre o sentido da nossa vida e também da nossa fé, pois ela nos ajuda no dia-a-dia. A leitura, a meditação da palavra de Deus, a oração pessoal e comunitária, ajudam a olhar para além de nós mesmos, do que se vê e muitas vezes do que nos prende, colocando-nos numa atitude de escuta.

O Advento é um importante tempo de preparação, pois quem espera prepara, de se preparar para receber o amor de Deus, um amor que convida as pessoas para confiar no Deus-Emanuel e servir com alegria uns aos outros. No tempo do Advento refletimos com amor e admiração sobre a vinda do Messias, do Salvador. Faz parte, desta reflexão, lembrar que Deus escolheu pessoas para que o Messias, o Enviado de Deus, pudesse vir ao mundo. Deus preparou sua vinda, sua chegada, cuidadosamente, com amor e misericórdia. Convidou e chamou pessoas para lhe auxiliarem: Anjos, Maria e José e tantos outros. Advento, portanto, nos lembra que: Deus nos serve em amor, isto é, de forma livre, gratuita, sem exigir retribuição. Assim também Maria compreendeu sua missão e decidiu servir. Ao convite de Deus Maria diz: Eis- me aqui Senhor, sou tua serva, que se cumpra em mim segundo a tua palavra (Lucas 1,38). Maria ouve e se coloca a serviço do Senhor.

Irmãs e Irmãos, façamos deste Advento uma oportunidade para fortalecermos ainda mais a nossa fé em Deus que vem nos servir em amor no Natal. Um Deus que deseja contar conosco para que a sua obra salvadora toque e transforme cada dia mais pessoas para a santidade. Pois assim como Maria se coloca humildemente a disposição do Senhor, muitos também o fazem com amor e gratidão no coração.

Agradeço a Deus, pois assim como Maria se doa sem reservas à bonita obra salvadora de Deus, também uma multidão de pessoas engajadas na ação pastoral e missionária em nossa paróquia.

Queira Deus que possamos nos preparar bem para o Santo Natal que se aproxima. Que Nossa Senhora da Penha a qual confiamos nossa caminhada rumo ao Natal, nos faça merecedores da graça de seu Divino Filho.

No Natal, vamos ao encontro de Jesus envolto em faixas e exclamemos: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados”: é essa alegria, essa paz que devemos anunciar a todos que nos rodeiam.

A vocês, paroquianos e paroquianas, meus votos de um Santo e festivo Natal e que 2024 seja um Ano Novo iluminado, cheio de graças e de realizações.

Que o Senhor abençoe você e sua família!

Itabira, 04 de dezembro de 2023.

Pe. Ueliton Neves da Silva

Pároco