Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 03 de julho de 2025         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 03 de julho de 2025

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE julho  .  2025
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (Eclo 14,2)

02/07/2025 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos, queridas irmãs, paz e bem.

Com o tema “Com São Geraldo, assumindo a cruz no seguimento a Jesus”, iremos celebrar, como comunidade de fé, de 07 a 14 de julho, o 16º Oitavário de São Geraldo no Santuário São Geraldo. Com celebração eucarística todos os dias, lucernário, adoração e bênção do Santíssimo, iremos refletir, a cada dia, rezando numa intenção específica, acenderemos uma vela temática. Convido você e sua família a rezar conosco estes dias da Graça de Deus em nossas vidas. Seja este tempo para todos nós, um tempo de júbilo que nos chama a buscarmos uma vida nova.

Celebramos neste mês a festa de Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus e pais de Nossa Senhora. Queremos olhar para Sant’Ana e São Joaquim a fim de reconhecermos a importância da vivência dos nossos antepassados na fé, nos valores e nos princípios que nós temos para a nossa vida. Em nossa Paróquia, Santa Ana é padroeira de uma das nossas comunidades, localizada no Bairro Juca Rosa. Nela, iremos celebrar nossa festa em honra aos avós de Jesus de 24 a 27 de julho.

Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (Eclo 14,2), é o tema para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no domingo, 27 de julho de 2025.

A celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que ocorre anualmente no último domingo de julho, próximo à festa de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus, é uma importante oportunidade para a Igreja refletir sobre o testemunho e a sabedoria dos avós e idosos, além das relações intergeracionais entre jovens, crianças, famílias, Igreja e sociedade.

A jornada foi instituída pela Papa Francisco evidencia a grande vulnerabilidade dos idosos e reforça a importância das pessoas idosas como sinal de fé e perseverança para as novas gerações. As palavras, extraídas do livro do Eclesiástico, expressam a bem-aventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada. Esta Jornada oferece à Igreja uma valiosa oportunidade de renovar seu compromisso com as pessoas que, muitas vezes, são marginalizadas em nossas comunidades cristãs e na sociedade em geral. Embora tenha havido avanços significativos no cuidado e respeito aos idosos, ainda existem diversos desafios culturais, religiosos e políticos que precisam ser enfrentados.

No Jubileu da esperança, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos quer ser uma ocasião para refletir sobre como a presença dos avós e idosos pode se tornar um sinal de esperança em cada família e comunidade eclesial buscando sempre refletir o cuidado e a dignidade que os idosos merecem.

Neste mês também celebraremos a festa em honra a São Cristóvão, de 23 a 26, no Bairro São Marcos, com a bênção dos motoristas, veículos e viajantes.

No dia 29 de julho iniciaremos no Santuário São Geraldo o Cerco de Jericó. Serão dias intensos de oração clamando para que as muralhas caiam e não nos impeça de caminhar e seguir em frente. Todas as terças-feiras, até o encerramento no dia 09 de setembro, teremos missa, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Julho também é o mês da evangelização do dízimo, portanto, mês do dizimista, fiel comprometido e consciente com a missão da Igreja. Somos convidados a assumir o dízimo na perspectiva da partilha solidária e por razões pastorais. Dízimo não é esmola, não é pagamento ou algum tipo de taxa, e não pode ser aquilo que me sobra, mas parte daquilo que mensalmente eu tenho como sinal de partilha com a igreja diante das suas inúmeras necessidades. O nosso dízimo é aplicado em várias dimensões, dentre elas, nos trabalhos da Ação Evangelizadora e Pastoral da Igreja, que visa concretizar o projeto do Reino de Deus. Portanto, favorece a missão da Igreja, que é evangelizar.

Gratidão a você dizimista pelo amor e fidelidade. Vocês dizimistas assumem a comunhão e participação de maneira concreta em nossa comunidade. Obrigado a Pastoral do Dízimo pelo trabalho tão carinhoso e eficaz. Vamos testemunhar que ser dizimista é bom, é ser grato, é devolver o que pertence a Deus para as obras de seu Reino.

Você já é dizimista? Venha fazer parte dessa família em nossa Paróquia. “É o dízimo, Senhor, que nos mostra com certeza. Gratidão ao criador e compromisso na Igreja”.

A vocês, queridos avós e idosos, minha bênção acompanhada pela minha constante oração.

Itabira, 01 de julho de 2025

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco