Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 23 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 23 de abril de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE fevereiro  .  2022
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Como Igreja, caminhar juntos

01/02/2022 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo um processo fundamental para a nossa ação evangelizadora e pastoral na Igreja e na Sociedade. Desde o dia 10 de outubro de 2021, estamos vivendo um caminho sinodal motivados pelo tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A Igreja é por sua natureza sinodal: intensa na caridade fraterna e aberta ao diálogo e a escuta uns aos outros, atentos às necessidades e sofrimentos de cada um, ajudando-se mutuamente, sobretudo nas suas dificuldades. Será aquela em que as comunidades, além de olharem para seu próprio bem, estão abertas e disponíveis para socorrer as dores e sofrimentos dos irmãos.

Uma Igreja mais sinodal será aquela que celebra a Liturgia com profunda fé, reza pelas necessidades dos outros, proclama o louvor de Deus e reconhece o bem que Ele faz em toda parte. É a Igreja reunida em torno da mesma Palavra de Deus, acolhendo-a e respondendo com fé, e em torno da mesma Eucaristia, mesmo celebrada em tantos altares diferentes. A Igreja sinodal acontece na qual cada um coloca o próprio dom a serviço do bem de todos, deixando-se beneficiar pelo dom dos outros. É ainda a Igreja que se coloca em atitude de missão permanente, sabendo que a missão é de todos e que o dom da fé deve ser comunicado com generosidade aos outros.

O itinerário sinodal é um tempo especial de reflexão e vivência do tema proposto. Ele não se reduz à reflexão, mas consiste num exercício efetivo de sinodalidade. O caminho sinodal não pode restringir-se a produzir documentos ou a adotar novas palavras. A propósito, no Discurso para o Início do Percurso Sinodal, o Papa nos alerta para três riscos: 1º) formalismo; 2º) intelectualismo, pois não se pode “transformar o Sínodo numa espécie de grupo de estudo, com intervenções cultas, mas alheias aos problemas da Igreja e aos males do mundo”; 3º) imobilismo. É importante nos deixar envolver e nos comprometermos com toda essa caminhada de extraordinária importância para a nossa Igreja.

Enfim, a Igreja sinodal tem Deus por Pai (“um só Deus e Pai”), Jesus Cristo como irmão (“um só Cristo e Senhor”), Salvador de todos; e o mesmo Espírito Santo (“um só Espírito”), que está em todos, anima e faz crescer a Igreja. Uma Igreja sinodal sabe que tem Maria por Mãe e os Santos como irmãos e intercessores em todos os momentos. Não parece tão difícil ser uma Igreja sinodal. Difícil é a mudança de nossa mentalidade, para compreendermos assim a Igreja e nossa participação nela.

Ouçamos a suave voz do Espírito Santo a nos falar e impulsionar nosso coração para que assim caminhemos sempre juntos, rumo ao nosso Salvador e Redentor.

Itabira, 01 de fevereiro de 2022

Pároco