Amado povo de Deus, saudações em Cristo Jesus neste tempo que se renova.
No início desse novo ano, os olhos de todos devem estar fixos em Cristo que abre, para todos, o tempo de Deus. Nos é dirigido um convite da parte de Deus à comunhão com Ele, por meio de seu Filho, de modo que, trilhando os caminhos do Senhor todos se abram à graça e à bênção conferidas àqueles que se colocam no caminho do discipulado, daqueles que desejam fazer do tempo do ano novo um tempo de Deus.
Ano após ano, pedimos que Deus nos dê saúde e sabedoria, para que possamos seguir pelo caminho da luz dos bons sentimentos. Por isso, tenhamos foco, objetivos claros e bons. Quando as boas intenções estão por trás de nossas ações e palavras, as chances de conseguirmos atingir nossas metas crescem consideravelmente, porque Jesus sempre nos ajuda a alcançar a vitória.
Vamos encher nossos corações de esperança, para que possamos viver o ano de 2025 com a fé totalmente elevada, na certeza de que tudo concorrerá para o bem daqueles que levam suas vidas com Jesus. Na perspectiva pessoal é desejável a autocrítica com humildade, para rever atitudes e esquemas de pensamento que escravizam e são impeditivos de uma vida com sentido que vale a pena ser vivida, que seja plena e realizada. Um bom propósito pode ser início de algo verdadeiramente novo. Pode-se começar por perdoar mais e não se prender aos esquemas do passado! Pedir mais o perdão e recomeçar sempre que necessário! Partilhar mais e romper com o vício de consumir e acumular! Amar mais e desinteressadamente! Emprestar o ombro ao outro e ter coragem de pedir ajuda na própria fragilidade! Festejar nas alegrias e resignar-se nos infortúnios! Enfim, sacudir a poeira da velha humanidade farisaica e renascer, construindo “novos céus e nova terra!” (Ap 21,1).
Lembremo-nos que um novo ano é sempre uma nova chance para buscarmos nossos sonhos, nossos desejos e nossa felicidade. Assim, se estamos iniciando um novo ano, vamos louvar e agradecer a Deus, por mais esta chance de escrevermos belas histórias no livro de nossas vidas.
O eterno fez-se carne, o transcendente desceu à terra, o grandioso apequenou-se, o infinito encontrou abrigo no seio de uma mulher… Divino e humano, tempo e eternidade se encontraram. Acolhamos, pois, esta bendita surpresa de Deus e seremos recriados, novos horizontes se abrirão e a vida sorrirá de novo.
Acreditamos em dias melhores e que vamos realizar nossos sonhos. A esperança nos sustenta de pé e com a clara visão que cada vez mais chegaremos lá. Mais uma vez renovamos a fé de que tudo podemos com aquele que nos fortalece. E nada é impossível para aquele que crê, que busca e que faz.
Pedimos a Deus Pai que nos guarde sãos e salvos em todos os seus dias. Que Ele nos conserve íntegros, pacientes e perseverantes até o fim, no amor. Que tudo possa transcorrer na paz, tanto nossos atos, gestos e palavras nessa nova etapa de nossas vidas.
Amados irmãos e amadas irmãs, que sejamos anunciadores da Boa Nova de Cristo, construtores e propagadores da Paz que vem de Deus e que pela intercessão e presença da Virgem Maria essa alegria permaneça em nossas vidas e em todas as famílias. Que a Paz e a Esperança do Menino Deus nos acompanhem ao longo de todo este Novo Ano. Que possamos caminhar juntos valorizando tudo o que a história nos pode ensinar.
Mais uma vez temos a oportunidade de aprender a lição do Deus amor: perdoar, partilhar, servir, amar incondicionalmente e nunca esmorecer na esperança.
Peçamos à Santa Mãe de Deus, Rainha da Paz, que nos ensine os caminhos para construir a Paz:
“A vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita”.
Que o Ano Novo seja repleto das bênçãos de Deus para você e sua família!
Itabira, 01 de janeiro de 2025.
Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco