Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 29 de março de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 29 de março de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE junho  .  2022
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Igreja, comunidade de amor

02/06/2022 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, filhos e filhas, alegria e paz.

O mês de junho, assim como o mês de maio, é bastante especial para a Igreja. Nesse mês celebramos Pentecostes, Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria. Além de outras solenidades que são a base da nossa fé, como o Santíssima Trindade, ainda celebramos os santos deste mês bem conhecidos por nós: Santo Antônio e Natividade de São João Batista.

Celebrando Pentecostes, dia 05 de junho, clamamos pelo Espírito Santo em nossas vidas. É o Espírito Santo que vem como Paráclito para nos iluminar, guiar e ser o nosso defensor para que possamos compreender tudo o que Jesus fez e ensinou e realizar, permanentemente, a vontade de Deus, o Pai. É este mesmo Espírito que qual Protagonista, por excelência, da Evangelização conduz a Igreja para que ela possa dar testemunho, no mundo, da boa nova da salvação e edificar o Reino de Deus, nos sinais da história, rumo ao Reino definitivo.

Pedimos os seus dons, em tempos plurais, complexos e de grandes provações. Os dons da ciência, do entendimento, da sabedoria, da piedade, da fortaleza, do conselho e do Temor de Deus. Com estes dons, sejamos iluminados em nossa vida e orientados em nossa ação, segundo a Providência divina.

Como encontro fraterno e de partilha, no dia 12 de junho realizaremos a festa de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, que neste ano de 2022 celebra 57 anos de missão/evangelização. Somos todos convidados a celebrar esta bonita festa, acolhida na região pastoral 1, em Itabira. Agradeçamos ao nosso Deus pela nossa vida e lhe peçamos cada vez mais o ardor missionário. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, para que à sua semelhança, sejamos servidores do Evangelho.

Neste mês também celebramos Corpus Christi, dia 16, que segundo a nossa fé, o Senhor permanece conosco presente na Palavra e na Mesa da Eucaristia. Esta presença nos alimenta para a vida em plenitude. Deste modo, a Eucaristia é o nosso tesouro para o qual converge toda ação da Igreja, seja pastoral, sacramental e/ou litúrgica. Assim se revela a nós o mistério da fé. Lembremos o que nos diz o Papa Francisco sobre a Eucaristia: “A Eucaristia é o ápice da ação de salvação de Deus” (Boletim da Santa Sé; 05/05/2021).

A Eucaristia é o sacramento que mais diretamente torna presente em nossa história o acontecimento central da salvação, o mistério da morte e ressurreição de Cristo, e celebra o encontro entre Deus e o ser humano, na nova aliança que ele conquistou para sempre na cruz. É evidente que este encontro só é possível pela ação de Espírito Santo que nos motiva pela fé a receber Jesus em nossa vida e deixar-nos transformar pelo seu amor.
Eucaristia é um sacramento comunitário o qual se celebra: por Cristo, com Cristo e em Cristo. Deste modo, a comunidade cristã se torna sinal da presença de Deus no mundo, pois pelo sacrifício eucarístico ela passa incessantemente com Cristo ao Pai (Ad Gentes, 15). Assim participar da Eucaristia é se comprometer com a comunidade eclesial, com a sociedade e construção do Reino que Jesus nos anunciou.

Podemos concluir que a Eucaristia nos confere o perdão de nossos pecados e nos insere no caminho da nova e eterna aliança na qual o mediador é Jesus Cristo. Com isto nos tornamos herdeiros das promessas e da herança eterna. Assim devemos participar desta solenidade com o coração repleto de esperança e alegria pois pela nossa comunhão de vida com o Senhor estamos destinados a vida em plenitude.

Neste mês ainda celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Em nossa paróquia realizaremos a novena e festa de 16 a 25 na comunidade de mesmo padroeiro.

O dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi, sendo uma das solenidades do tempo comum. Esse ano, portanto, será no dia 24 de junho. Devemos pedir ao Sagrado Coração de Jesus que o nosso coração seja semelhante ao dele, que nós possamos amar ao próximo como Ele amou. É também o dia de oração pela santificação do clero. Uma data a ser vivida intensamente.

Durante esse mês dedicado ao Coração de Jesus, intensifiquemos as nossas orações, os momentos de adoração ao Santíssimo e rezemos por todo o clero, padres, bispos, Papa e pela Igreja em geral. Que todos os padres tenham o coração semelhante ao coração de Jesus para acolher e amar os seus fiéis.

Nossa paróquia realiza nas primeiras sextas-feiras de cada mês a hora santa eucarística, ou seja, uma hora de adoração e louvor ao Santíssimo Sacramento e a santa missa. Esse momento de oração é voltado para toda a comunidade e, sobretudo, para aquelas pessoas que pertencem ao apostolado da oração. O Apostolado da Oração é um grupo importante da Igreja, pois reza pelas necessidades da Igreja e pelo mundo. Na maioria das paróquias, esse grupo é formado por senhoras que se empenham na missão da igreja, mas também de homens e jovens (estes especialmente no Movimento Eucarístico Jovem). Devemos intensificar o ingresso de adolescentes e jovens no Apostolado da Oração ou no MEJ (movimento eucarístico jovem), que tantos benefícios faz em favor da vida da Igreja pela oração nas suas necessidades pastorais e materiais.

Proponho a todos a fazermos uma campanha em nossas comunidades durante esse mês de junho para conseguir novos membros para o Apostolado da Oração e para o MEJ. E as paróquias que ainda não têm o grupo do Apostolado ou MEJ, podem fazer uma grande campanha para conseguir pessoas para participar e assim viver essa espiritualidade.

O grupo do Apostolado reza pela igreja do mundo inteiro e, inclusive, pelos padres e pelas necessidades de cada um, faz parte da Oração Mensal pelo Papa com o seu oferecimento diário. Então, se quisermos uma igreja viva e unida e um mundo de paz, rezemos ao Sagrado Coração de Jesus.

Como o dia do Sagrado Coração de Jesus, é também o dia mundial de oração pela santificação do clero, rezemos para que todo o clero tenha o coração semelhante ao coração de Jesus. Que possamos amar como Jesus amou.

No ano jubilar paroquial

Itabira, 01 de junho de 2022

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco