Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 17 de julho de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 17 de julho de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE maio  .  2024
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Maio, o mês Mariano

01/05/2024 . Palavra do Pároco

Meus irmãos, minhas irmãs, salve Maria Imaculada e São José seu castíssimo esposo.

Maio é dedicado na Igreja como o mês Mariano, um tempo dedicado à Nossa Senhora tendo algumas festas marcantes — no dia 13 de maio celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima e, no dia 24 do mesmo mês, celebramos Nossa Senhora Auxiliadora. Embora na tendo dia fixo no calendário da Igreja, também temos a alegria de festejar, neste mês, nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora da Penha. Dessa forma, pedimos nesse mês de maio a proteção de Maria para cada um de nós e para nossa família.

Embora dedicado a Nossa Senhora, o mês de maio se inicia com a celebração do patrono universal da Igreja, São José Operário. Neste dia somos todos chamados a rezar pelos trabalhadores, mas elevar a Deus súplicas pelos desempregados e pelas famílias que passam por dificuldades. Lutemos pela igualdade e fraternidade em nosso país. Não nos conformemos com as injustiças nem tão pouco permitamos que nossos irmãos e irmãs sejam lesados e lesadas em seus direitos. Em nossa paróquia, vamos celebrar a festa de São José no dia 05 de maio, no Ribeirão São José de Baixo. Vamos participar e tornar a festa ainda mais bela e especial.

Durante o mês de maio, somos convidados a intensificar as nossas orações à Nossa Senhora, como a reza do terço todos os dias, meditação da Palavra de Deus, além da participação na celebração Eucarística. Nossas comunidades também podem promover durante esse mês, antes das celebrações da missa ou em outro horário, a reza do terço para que possamos, diante dos mistérios do rosário, contemplar a vida de Cristo e de Maria. Através da oração do rosário, oferecemos “rosas” à Nossa Senhora e agradecemos à Ela por tantos bens que nos concede.

Também durante este mês, ocorre coroações de Nossa Senhora em nossas comunidades, venerando Nossa Senhora Rainha. Ela é considerada a Rainha do céu e da Terra e intercede por nós junto a Deus. É nossa advogada junto de Deus e não quer ver nenhum de seus filhos se perder. Nossa Senhora recebe vários títulos onde aparece, mas é a mesma Mãe de Jesus.

No segundo domingo do mês de maio recordamos, também, o Dia das Mães. É um momento para agradecermos a Deus por todas as mães e, em especial, por nossas mães. Lembramos de Nossa Senhora, que Ela é um exemplo de mãe para todas as mães e é a mãe de todos nós. Da mesma forma que oferecemos “rosas” à Nossa Senhora, que possamos oferecer para as nossas mães também. Rezemos um terço e participemos da celebração eucarística nesse dia, junto com nossas mães. Antes de dar algum presente para as nossas mães, estejamos junto com elas nesse dia. O maior presente para elas nesse dia é a nossa presença. Se já faleceu, reze a Deus pedindo que junto de Nossa Senhora ela interceda por você.

Por isso, temos muitos motivos para celebrar e nos alegrar durante esse mês de maio, pedindo a proteção de Nossa Senhora. Reserve um tempo do seu dia caso não possa ir até a Igreja para rezar o terço. Pode ser à noite ou pela manhã, no carro ou ônibus, indo ou voltando do trabalho. Nos alegremos e peçamos a proteção de Nossa Senhora para cada um de nós.

Durante esse mês, somos convidados a olhar com sabedoria e fé para figura da mulher humilde escolhida por Deus que, com o seu “sim”, transformou a história da humanidade. Graças ao “sim” de Nossa Senhora, nasceu o nosso salvador Jesus Cristo e Ela se tornou para a humanidade o exemplo e modelo de mãe e esposa. Que os filhos e esposos respeitem as suas mães e esposas e que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, possam ser felizes.

Em Maria, os fiéis encontram refúgio e a doçura de uma boa mãe, que atende os seus filhos em suas necessidades e, assim como nas bodas de Caná da Galileia, leva os pedidos até Jesus e pede que Ele atenda. Por isso, o mês de maio é especial para a reza do terço, orações e louvores à Nossa Senhora. É um mês, sobretudo, para se alcançar as graças que queremos.

Celebremos com fé e piedade este mês Mariano, pedindo a intercessão de Nossa Senhora por cada um de nós e de modo especial por nossas mães. Que Nossa Senhora abençoe também aquelas que desejam ser mães ou aquelas que estão grávidas, para que possam ser mães amorosas a exemplo de Maria. Façamos o esforço de rezarmos o terço durante esse mês, participando das celebrações eucarísticas, sempre pedindo a intercessão de Nossa Senhora.

Podemos, ainda, separar um lugar especial para Nossa Senhora em nossa casa durante esse mês. Colocar a imagem de Nossa Senhora que você tiver em sua casa em destaque, com um terço e uma vela juntos e sempre rezar diante dessa imagem, pedindo paz e proteção. Ela é a mãe de todos nós e vai abençoar todos que entrarem e saírem de nossa casa.

Nas nossas comunidades paroquiais, também, podemos colocar a imagem de Nossa Senhora em destaque e, durante o mês, rezar diante dessa imagem, colocando junto um arranjo de flor e velas. Ao final do mês, coroar essa imagem de Nossa Senhora e guardá-la num lugar especial.

Convido a você e a sua família a participar da novena e festa em honra à nossa padroeira paroquial, Nossa Senhora da Penha, de 16 a 25 de maio, todos os dias na nossa Igreja Matriz às 19h. Este ano celebraremos com o tema “Virgem da Penha, Mãe da Esperança”, meditando assim sobre a maternidade de Maria. Ainda neste mês iremos celebrar a Solenidade de Corpus Christi no próximo dia 30 de maio. A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja vive da Eucaristia. Vamos preparar belos tapetes pelas ruas para a procissão eucarística. Ainda no dia 30 de maio iniciaremos, com alegria, a novena e festa do Sagrado Coração de Jesus, sendo que a festa será dia 08 de junho. Depositemos no Coração de Jesus toda a nossa vida e não nos cansemos de pedir ao Senhor que transforme o nosso coração à semelhança do seu.

Que Nossa Senhora da Penha nos proteja e nos auxilie em nossas decisões. Que Nossa Senhora reine em nossas casas e em nossas vidas. Que, do céu, Ela derrame muitas graças sobre todos nós.

Pe. Ueliton Neves da Silva

Pároco