Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de abril de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE setembro  .  2022
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Mês da Bíblia 2022

08/09/2022 . Palavra do Pároco

“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)

É tempo de animar biblicamente a vida e a pastoral

Queridos/as irmãos/ãs, todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é tema principal no Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.

“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida”, afirma o texto-base.

Uma das urgências da ação evangelizadora em nossos tempos, apresentada pelas Diretrizes Gerais da CNBB, é a animação bíblica da vida e da pastoral. O que significa isso?

Na Bíblia encontra-se o anúncio da salvação oferecida por Deus a toda a humanidade. No contato com a Palavra divina, “útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”, encontra-se o meio eficaz pelo qual “o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (cf. II Tm 3,16-17).

Portanto, é fundamental que o povo de Deus se aproxime da Sagrada Escritura, lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo e com a força transformadora de seus gestos e de sua mensagem, para que sua vida e sua prática pastoral sejam marcadas pela sabedoria que deles provém.

O mês de setembro, dedicado à Bíblia, é tempo privilegiado para que cada cristão católico aprofunde seu contato e compromisso com a Palavra de Deus a fim de que sua vida pessoal e sua atuação de discípulo-missionário se renovem constantemente.

A participação em formações bíblicas é muito importante para que a pessoa possa ler corretamente as Escrituras, compreendendo sua natureza e servindo-se delas como mediação para o diálogo com Jesus Cristo.

É fundamental que o encontro com a Palavra de Deus aconteça dentro de uma experiência de fé, para que seu conteúdo seja alimento do espírito e não somente da inteligência. Cultivar a fé por meio da oração favorece um olhar diferente para a Bíblia.

A animação bíblica da vida e da pastoral acontece também por meio da participação nos grupos que se reúnem em torno da Palavra de Deus para refleti-la, chamados Grupos de Reflexão, Igreja nas casas, Paróquia em missão etc. Participar destes grupos ajuda muito na intimidade com a Bíblia.

A aproximação da Sagrada Escritura acontece de forma privilegiada pelo exercício da leitura orante da Palavra de Deus, servindo-se de métodos apropriados a isso. Um método reconhecido e recomendado pela Igreja é o da Lectio divina, que acontece em quatro momentos básicos: leitura, meditação, oração, contemplação/ação.

Aproveitemos a oportunidade para durante este mês aprofundarmos o estudo do livro de Josué. Que sua meditação nos inspire a voltar o olhar e o coração para o sonho de Deus: terra e vida para todos. Que a Palavra de Deus ilumine nossa vida e ação para que o Paraíso seja uma realidade desde já, afinal Deus nos criou para a alegria. É nossa missão enxugar as lágrimas e consolar o pranto de tantos.

Itabira, 06 de setembro de 2022

Pároco