Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de outubro de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de outubro de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE outubro  .  2024
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Missão, identidade da Igreja

02/10/2024 . Palavra do Pároco

Queridos irmãos, queridas irmãs, alegria e paz.

Iniciamos um novo mês, especial para a Igreja, pois é o mês do rosário e das missões, de Nossa Senhora Aparecida, de Nazaré e do Rosário. No início deste mês acontece a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade na Igreja com vários eventos em Roma, inclusive canonizações. Acompanhemos os membros sinodais com as nossas orações.

“Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt 22, 9) é o tema da mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para o Dia Mundial das missões, a ser celebrado no dia 20 de outubro.  É um convite do próprio Cristo a cada um de nós. Cristo nos convida para seu banquete. São os sinais do Reino de Deus no meio de nós. O mês missionário nos convida a partilharmos o que temos na mesa de nossas comunidades testemunhando como será o banquete no céu.

A missão é parte constitutiva da identidade da Igreja, chamada pelo Senhor a evangelizar todos os povos. Sua razão de ser e agir como fermento e como alma da sociedade, que deve renovar-se em Cristo e transformar-se em família de Deus. Por isso, a missão que se realiza deve, antes de tudo, animar a vocação missionária dos cristãos, fortalecer as raízes de sua fé e despertar sua responsabilidade para que todas as comunidades cristãs ponham-se em estado de missão permanente. Trata-se de despertar, nos cristãos, a alegria e a fecundidade de serem discípulos de Jesus Cristo, celebrando com verdadeiro a alegria de “estar-com-Ele” e o “amar-com-Ele” para serem enviados para a missão.

A missão nos leva a viver o encontro com Jesus num dinamismo de conversão pessoal, pastoral e eclesial, capaz de impulsionar os batizados à santidade e ao apostolado, e de atrair os que abandonaram a Igreja, os que estão distantes do influxo do Evangelho e os que ainda não experimentaram o dom da fé.

O espírito missionário é um despojar-se de si para doar-se por completo, sem ver as suas necessidades, mas a do outro, é ir onde ninguém que é abraçar o compromisso com evangelho e viver intensamente, e fazer com a palavra de Deus chegue aos corações, e que seja meramente um enfeite para a vida onde se fala de boca pra fora, mas que fale na boca o que trás no coração, ser missionário tem que ser verdadeiro e autêntico, fala explicitamente da palavra de Deus sem medo ou reservas para que todos possam compreender o que é a lógica do Reino.

O trabalho missionário é muito mais que uma visita a um lar, deve ser algo que incentive a viver a vida da fé e volte a assumir a comunidade como parte integrante da família cristã, e neste trabalho descobrir novas lideranças e pessoas que assumam o compromisso cristão em comunidade.

Como Igreja sinodal, vivenciaremos entre os dias 03 e 12 de outubro a novena em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, entre 11 e 20 de outubro o Jubileu de São Geraldo Majela com o tema “Com São Geraldo Majela, somos Peregrinos da Esperança”. Ainda teremos a alegria de celebrar a festa da Mãe Peregrina no dia 26 de outubro, no Santuário, Santo Antônio de Santana Galvão, no Engenho, no dia 27 de outubro e o tríduo e festa de São Judas Tadeu entre os dias 25 e 28 de outubro. Toda a comunidade paroquial é convidada a vivenciar este bonito tempo celebrativo e de júbilo.

Que o ardor missionário incentive a todos nós na missionariedade da Igreja para que sejamos sempre portadores da boa Nova do evangelho e que Maria a grande missionária do Pai nos dê a graça da perseverança em nossa caminhada como povo de Deus em missão.

Pároco