Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 25 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 25 de abril de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE março  .  2023
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

Paróquia Nossa Senhora da Penha: 50 anos de evangelização

07/03/2023 . Palavra do Pároco

Uma Igreja em comunhão!

Queridos(as) paroquianos e paroquianas da Paróquia Nossa Senhora da Penha, saudações.

Tendo em vista a necessidade pastoral, por decreto assinado por Dom Mário Teixeira Gurgel SDS, bispo diocesano, aos 28 de janeiro de 1973, foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Penha, desmembrando-a das paróquias Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora de Fátima.

Foi escolhida por sede física da nova paróquia a Igreja Nossa Senhora da Penha, onde se encontra a secretaria paroquial que abriga os departamentos responsáveis pela parte administrativa e pastoral da paróquia.

A instalação canônica da nova paróquia se deu no dia 19 de março de 1973, na estação da missa presidida por Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha. Na mesma celebração foi dado posse ao primeiro pároco, Cônego José Lopes Magalhães.

Muitos padres já trabalharam na nossa paróquia, a saber: Cônego José Lopes Magalhães (1973 a 1974); Padre Joaquim Santana de Castro (1974); Padre Basílio Westgeest (1974 a 1979); Padre Pedro Paulo Pessoa (1979 a 1982); Padre Geraldo Barreto Trindade (1983); Padre Rafael Dhondt, CICM (1984 a 1988); Padre Juliano Vandevoorde, CICM (1988 a 1997); Padre Elson Vital dos Reis (1997); Padre Taumaturgo Assis de Oliveira (1998 a 2005); Padre Rogério Baumann Hernandes (2005); Padre Renato Menezes Cruz (2005 a 2009) e Padre Cleverson Francisco da Silva Pinheiro (2009 a 2016). Atualmente o Padre Ueliton Neves da Silva, no ofício de pároco, tendo como Vigário Paroquial o Padre Edson Vander Fernandes Gonçalves.

Atualmente nossa paróquia é composta de 13 comunidades eclesiais: Matriz Nossa Senhora da Penha, Santuário São Geraldo Majela, Com. Santa Ana, Com. São Judas Tadeu, Com. Sagrado Coração de Jesus, Com. São Geraldo Majela, Com. São Cristóvão, Com. Nossa Senhora das Graças, Com. São José, Com. Nossa Senhora Aparecida, Com. São Pedro, Com. São João Bosco e Com. Santo Antônio de Santana Galvão. Em toda a paróquia, são diversas as pastorais e movimentos que dinamizam a ação evangelizadora de nossa paróquia.

Celebrar 50 anos é dar graças pelos que ajudaram na missão evangelizadora de Paróquia Nossa Senhora da Penha. Todos os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e muitos leigos e leigas que deixaram sua marca. Cada um com seu jeito e carisma ajudou essa comunidade a ser expressão viva do amor de Deus no meio do seu povo. Celebrar 50 anos é olhar a história e agradecer o que foi vivido e aquilo que ainda se vai viver. Durante essa existência paroquial, muitos nasceram, foram batizados, se casaram e aqui finalizaram sua história.

É tempo de festa, tempo de celebrar e abrir o coração para agradecer o Senhor por essa história. Toda a comunidade paroquial está convidada para mais este grande e inesquecível momento.

Tenho certeza de que, por ocasião do Jubileu de Ouro desta nossa fervorosa Paróquia, o coração de todos nós está em festa. Uno-me, então, a todos vocês para render graças ao Bom Pastor por esta data feliz e abençoada. Celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia é um momento forte e privilegiado para a nossa Comunidade paroquial rever e avaliar sua caminhada realizada até agora

O Jubileu de Ouro da nossa Paróquia colocanos diante do Espírito do Senhor e, com docilidade de coração, leva-nos a ouvir o que Ele quer dizer hoje a nós. Ao prosseguirmos em nossa caminhada pastoral e evangelizadora, conservemos na alma a riqueza das experiências vividas e adquiridas ao longo desses 50 anos, permanecendo com o olhar fixo no rosto do Senhor e sob a intercessão maternal da Mãe de Jesus e nossa.

Depois de termos vivenciado o ano jubilar de nossa Paróquia, eis que é chegada a grande festa. Que alegria poder celebrar o grande Jubileu de Ouro de instalação canônica de nossa paróquia, confiada à proteção da Virgem da Penha. Graças vos damos, Senhor! Graças pela vossa misericórdia. Graças pela vida de tantos que exerceram tão grandiosa missão de vos anunciar. Graças vos damos por tantos homens e mulheres que atuam em nossas comunidades, ainda hoje, mantendo viva a missão de anunciar o evangelho e, com dedicação, celebram junto o grande dom da comunhão: a Eucaristia. Graças vos damos, Senhor! Graças ao celebrarmos os 50 anos de nossa paróquia, pois celebramos a grande força renovadora do vosso Espírito, que está sobre nós.

Deus seja louvado pela nossa história. Deus seja louvado pelo protagonismo de todos. Gratidão por tudo e por tanto.

Na ternura do Coração misericordioso de Jesus e pedindo a proteção de nossa padroeira Nossa Senhora da Penha, um abraço amigo e uma especial bênção a todos vocês. Senhor, somos reflexo de Tua Luz; somos Tua santa Igreja! Feliz jubileu a todos nós!

Pe. Ueliton Neves da Silva

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha