Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 26 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 26 de abril de 2024

PALAVRA DO PÁROCO Pe. Ueliton Neves da Silva MÊS DE outubro  .  2022
TODAS AS PALAVRAS DO PÁROCO

São Geraldo, missionário da esperança.

04/10/2022 . Palavra do Pároco

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12)

O verdadeiro cristão não só vive e pratica a virtude teologal da Esperança, mas é ao mesmo tempo convidado a estar sempre pronto a dar a razão de sua esperança a todo aquele que a pedir (cf. 1 Pd 3, 15).

“Graças à esperança podemos enfrentar nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta; se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho” (Spe Salvi, 1).

O mundo precisa de esperança. Precisa da minha, da nossa esperança. Precisa de “profetas da esperança”, de apóstolos da esperança que levem as pessoas sem esperança a receber esperança, ou seja, a um encontro vivo e real com o Deus da esperança, capaz de nos encher de toda alegria e paz, em nossa vida de fé (cf. Rm 15, 13), com o Deus que nos amou, e ama ainda agora. Assim, ao contemplar o mundo aparentemente perdido, uma nova esperança nos impulsionará para a solidariedade fraterna e a participação efetiva na construção de uma sociedade que fará surgir “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21, 1). Fica então o convite a que cada discípulo/a de Jesus alargue o coração e se coloque a serviço da Esperança.

Com esta motivação, celebremos com alegria nossa novena e festa em honra ao nosso padroeiro. A nossa condição de peregrinos da esperança, aguardando o advento do Reino definitivo, não pode estar marcada pela tensão entre o que já é uma realidade e o que ainda não acontece plenamente.

Na alegria da celebração do ano jubilar de instalação canônica de nossa Paróquia, convido você e sua família para celebrar conosco a novena e festa em honra a São Geraldo Majela de 07 a 16 de outubro.

Celebramos neste mês de outubro o Mês Missionário na Igreja no Brasil. Neste ano, o tema proposto para a Campanha Missionária é “A Igreja é missão” e a inspiração bíblica “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).  O tema e o lema apresentados concluem o caminho de três anos em que se destacou a natureza missionária da Igreja, que não se reduz a uma dimensão ou em atividades: “A vida é missão”, em 2020, “Jesus Cristo é missão”, em 2021, e “A Igreja é missão”, em 2022.

Neste ano a Campanha Missionária completa seus 50 anos de história, celebrada em todo o Brasil com a vivência do Ano Jubilar Missionário. De maneira especial, neste ano, no âmbito internacional celebramos 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos, 100 anos que o Papa Pio XI concedeu as Obras Missionárias um caráter Pontifício e a beatificação de Paulina Jaricot que há 200 anos fundou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé. No âmbito nacional celebramos 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA); 50 anos das Campanhas Missionárias; 50 anos dos Projetos Igrejas Irmãs; 50 anos do Conselho Missionário Indigenista (CIMI), 50 anos do Documento de Santarém, 60 anos do CCM e 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nos dias 22 e 23 de outubro, nossas comunidades eclesiais são convidadas a participarem da Coleta Missionária da Solidariedade. Nestes dias, as ofertas são integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Em 2021, este fundo colaborou com 1.050 dioceses pobres, nos territórios de missão nos cinco continentes, distribuindo mais de R$ 418 milhões, fruto das doações da coleta missionária. O Brasil contribuiu com a doação de mais de R$ 6 milhões. Foram ajudados projetos nas áreas de catequese, obras sociais, comunicação, cuidado pastoral para crianças, animação e formação missionária, educação escolar, proteção à vida e formação de seminaristas. Participe da coleta da Solidariedade.

De 25 a 28 estaremos celebrando o tríduo e festa em honra a São Judas Tadeu, apóstolo do Senhor Jesus, no bairro Colina da Praia. Participe conosco e peçamos a intercessão do santo das causas impossíveis.

O Senhor te abençoe e te guarde.

Itabira, 03 de outubro de 2022

Pároco