Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de abril de 2024

Papa Francisco acolhe renúncia de dom Eduardo Zielski e nomeia novo bispo para São Raimundo Nonato, no Piauí

20/07/2023 . Notícias da Igreja

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 19 de julho, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Eduardo Zielski ao governo pastoral da diocese de São Raimundo Nonato (PI). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou, como o quinto bispo para a Igreja Particular, o padre Ronilton Souza de Aráujo, membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecida também como “Dehonianos”. Ele integra o clero da diocese de Macapá (AP), como vigário paroquial da paróquia Santa Cruz, em Macapá.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao monsenhor nomeado como bispo de São Raimundo Nonato.

Novo bispo de São Raimundo Nonato (PI)

Padre Ronilton Souza de Araújo é membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Nasceu em 23 de março de 1967, em Ituiutaba (MG), filho de Manoel Messias de Araújo Pereira (em memória) e Eva Maria de Souza Araújo (em memória).

Em 1992, ingressou no Propedêutico na escola apostólica São José, em Rio Negrinho (SC). Na mesma casa, cursou o Postulantado no primeiro semestre de 1993. No segundo semestre do mesmo ano, ingressou no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC), concluído em julho de 1994, seguido por um semestre de experiência.

25 de fevereiro de 1995 marca a data de sua primeira Profissão Religiosa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC). De 1995 a 1997, estudou Filosofia na faculdade educacional de Brusque (SC). Em 1998 fez o seu Tirocínio, período de estágio e aprendizado, na casa Padre Dehon, em Brusque (SC). De 1999 a 2002, cursou o bacharelado em Teologia, no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).

Em 23 de fevereiro de 2002, fez seus votos perpétuos e, em 24 de fevereiro, o seu Diaconado, em Lavras (MG). Em 7 de dezembro de 2002, foi ordenado presbítero, em Ituiutaba (MG), pelas mãos de dom Aloisio Roque Opermann (em memória), então arcebispo de Uberaba (MG).

De 2003 a 2004, foi vigário paroquial na paróquia Santa Luzia, em Santa Luzia (MA). No primeiro semestre de 2005, exerceu a função de formador no Postulantado em Terra Bora (PR). De 2007 a 2009, foi formador no seminário maior de Filosofia, em São Luís (MA). No segundo semestre de 2021, foi vigário paroquial da paroquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapurah (MT)

O monsenhor possui o curso de pós-graduação em Psicopedagogia pela faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo (SP), concluído em 1998; Pós-graduação em Espiritualidade com os Carmelitas, em São Roque (SP), cursado em períodos de férias, entre 2000 e 2002; Curso de Formadores da congregação em Roma, feito no segundo semestre de 2005; e o Curso de Formadores, sobre Espiritualidade Dehoniana, e de formadores na Universidade Salesiana, em Roma, em 2006.

Foi superior do Distrito Brasil São Luís (MA) – entidade religiosa ligada à Provincia Brasil São Paulo (SP) -, de 2010 a 2015, e superior provincial da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, de 2015 a 2021. Até sua nomeação, exerceu o apostolado de vigário paroquial da paroquia Santa Cruz, em Macapá (AP).

Bispo emérito

Dom Eduardo Zielski nasceu em 12 de fevereiro de 1947, em Brodnica, na Polônia. Ele foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1972 e chegou ao Brasil em 1980, por meio da missão “Fidei Donum”, fixando-se em Blumenau (SC).

Participou do projeto Igrejas Irmãs das dioceses de Blumenau (SC) e Irecê (BA). Com isso, saiu do Sul do país e foi para o Nordeste brasileiro, onde atuou em Irecê, Ibimirim (PE) e Tacatatu (PE).

Foi nomeado como o segundo bispo de Campo Maior (PI) em 2 de fevereiro de 2000 e sua ordenação episcopal e posse aconteceram no dia 7 de maio do mesmo ano. Conduziu esta Igreja Particular até 2016 quando foi transferido para São Raimundo Nonato, no mesmo Estado. Dom Eduardo Zielski foi bispo referencial para a Animação Bíblico Catequética do regional Nordeste 4 da CNBB.

Saudação ao Monsenhor Ronilton Souza de Araújo

Estimado irmão, Monsenhor Ronilton Souza de Araújo,

Com alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de São Raimundo Nonato (PI). Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério no Piauí e no regional Nordeste 4 da CNBB.

Ao saudá-lo, recordamos as palavras do Papa Francisco, na solenidade de Corpus Christi, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, em 16 de junho deste ano:

“Nesta festa e neste mês do Coração de Jesus, peçamos ao Senhor que faça com que o nosso coração se assemelhe ao seu e que sejamos seus instrumentos para que Ele possa ‘passar fazendo o bem’ a todos”.

Que como São Raimundo Nonato, padroeiro dos nascituros, das gestantes na hora do parto, das parteiras, dos obstetras e da Igreja Particular à qual está sendo enviado, o senhor possa ser expressão de vida para o povo de Deus presente naquela porção do Brasil.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Adradecimento a Dom Eduardo Zielski

Estimado irmão, Dom Eduardo Zielski,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua vida doada à Igreja no Brasil nestes 43 anos de presença no sul e no nordeste do país como missionário “Fidei Donum”.

Agradecemos especialmente sua contribuição como bispo referencial para a Animação Bíblico Catequética do regional Nordeste 4 da CNBB.

Que agora nesta nova fase de seu ministério, o senhor continue servindo com a plena consciência de que a emeritude implica também num momento novo de sua missão para o bem da Igreja. Rogamos a Deus que lhe cubra de bênçãos.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

CNBB