Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de julho de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de julho de 2024

Pastoral Carcerária elege nova coordenação colegiada durante a 25º Assembleia Regional

05/05/2023 . Notícias da Igreja

A 25° Assembleia da Pastoral Carcerária do Regional Leste 2, foi realizada nos dias 21 a 23 de abril em Pouso Alegre (MG). No encontro foi eleita a nova coordenação colegiada para o período de 2023-2025.

Durante os três dias de evento foram estabelecidas as metas: atuar em todos os presídios de Minas Gerais; inserir um assessor religioso e um coordenador leigo em todas as arquidioceses e dioceses do Regional e fortalecer o trabalho da Pastoral, investindo nas coordenações em todas as instâncias diocesanas.

Também foi decidido investir em mais agentes para a Pastoral, se envolver com outras pastorais e paróquias, convidar bispos ou vigários episcopais para visitar e celebrar datas especiais nos presídios.

As dioceses que possuem diáconos permanentes devem buscar incluí-los, para auxiliar e fazer parte da Pastoral Carcerária.

A formação permanente de agentes deve continuar focando na formação bíblico/teológica e eclesial, além da formação a respeito das questões jurídicas e serviços sociais ligados à defesa de direitos.

As arquidioceses devem procurar seguir a metodologia da justiça restaurativa, a escuta pastoral e, no espírito da sinodalidade, caminhar juntos. Também é importante realizar momentos de espiritualidade com os agentes.

Seguindo o plano da Pastoral, é preciso dar atenção aos egressos, somando forças para abrir perspectivas novas de seu retorno às famílias e à sociedade, especialmente em relação ao emprego.

É necessário buscar conhecer as leis que regem o sistema carcerário, estar atento ao trabalho com instituições e organismos que podem ajudar na missão, sobretudo em relação à defesa de direitos e promoção da dignidade humana.

Estar sempre atento às famílias dos irmãos/as privados de liberdade, cuidando para que tenham seus direitos, como visitas aos familiares nos cárceres é essencial. Assim como dar atenção especial às mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Foi proposto que cada diocese tenha uma pessoa referente para a questão da mulher presa na coordenação.

Dentre os nomes da nova coordenação, estão os padres Marcelo Moreira Santiago e Welington Nascimento de Souza, que foram reeleitos e continuarão contribuindo para a pastoral na posição de assessores eclesiásticos. O Padre Welington também está à frente da PCr da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Conheça a nova coordenação colegiada:

Assessores eclesiásticos

Padre José Ferreira Leão – Diocese de Governador Valadares
Padre Marcelo Moreira Santiago – Arquidiocese de Mariana
Padre Welington Nascimento de Souza – Arquidiocese de Juiz de Fora

Leigos

Dilson Antônio Marques (assessor jurídico) – Arquidiocese de Montes Claros
Manoel Messias Félix – Arquidiocese de Pouso Alegre
Maria Aparecida Moreira Neto – Diocese de Caratinga
Maria de Lourdes de Oliveira – Arquidiocese de Belo Horizonte
Marleny Gonçalves Bonifácio – Diocese de Itabira/Cel Fabriciano

Com informações do site da Pastoral Carcerária

CNBB Leste 2