Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de outubro de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de outubro de 2024

Solenidade de Corpus Christi: A Eucaristia nos faz ser uma comunidade de amor

03/06/2024 . Notícias da Paróquia

A Solenidade de Corpus Christi, 30 de maio, foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Penha com muita alegria e fé. Em preparação para a procissão eucarística, os fiéis tomaram as ruas para confeccionar os tradicionais tapetes: Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Todos estenderam as mãos.

A primeira missa foi logo bem cedo, à 07h no Santuário São Geraldo Majela, que ficou repleto de fiéis. Logo após a comunhão, o Santíssimo Sacramento foi exposto no Altar e, tendo dado a primeira bênção, Pe. Ueliton, pároco, deu início à procissão eucarística com destino à comunidade São Geraldo. Acompanhados pela Corporação Musical Euterpe Itabirana, os fiéis seguiram cantando e rezando, pedindo as bênçãos de Deus a todos e suas famílias. A última bênção foi já na comunidade São Geraldo onde o pároco convidou aos ministros extraordinários da distribuição da sagrada comunhão a renovarem seu ministério de proporcionar a comunhão eucarística ao povo de Deus dentro da Igreja mas principalmente levando-a aos nossos irmãos idosos e enfermos. Pe. Ueliton ainda recordou que a cada missa que participamos, quando saímos da Igreja, realizamos uma grande procissão de Corpus Christi, pois tendo comungado Jesus Eucarístico, o levamos na vida, no coração.

A comunidade Nossa Senhora das Graças, no Oliveira Castro, também teve a alegria de ser reunir e celebrar a Palavra de Deus com a comunhão e receber bênção eucarística. O Diácono Alisson, com alegria, levou os fiéis a celebrarem esse dia e a se abrirem à dimensão da partilha e da solidariedade a partir da oblação de Cristo em seu próprio Corpo e Sangue.

A Igreja Matriz celebrou a Solenidade e realizou o gesto concreto doando alimentos não perecíveis, que foram utilizados para a confecção dos tapetes e que serão doados às famílias carentes. Pe. Ueliton agradeceu à comunidade pelo belo gesto de partilha.

A última missa do dia foi celebrada na comunidade Sagrado Coração de Jesus, iniciando também a novena em honra ao padroeiro da comunidade. Após a comunhão logo teve início a procissão eucarística pelas ruas da comunidade. Os tapetes foram confeccionados com cobertores que serão doados para aquecer a quem tem frio. A entrega de Cristo na Eucaristia nos ensina a nos unirmos e a nos compadecermos com que passa por dificuldades. Não se pode receber a comunhão se não há vivência solidária em nosso meio. A Eucaristia nos faz Igreja e nos ensina a sermos uma comunidade de amor e fraternidade. A novena do Sagrado Coração de Jesus será celebrada até o dia 07 de junho  às 19h e a grande festa será no sábado, dia 08 de junho.

Deus seja louvado pela demonstração de tanta fé e pelas ações concretas de solidariedade realizadas em nossa paróquia. Deus abençoe a todos os envolvidos quer seja na confecção dos tapetes, na doação dos materiais necessários, das quitandas para o lanche, na organização da liturgia, na participação enquanto assembleia celebrante.

Texto e fotos: Pascom Paroquial