Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 21 de agosto de 2025         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 21 de agosto de 2025

Comunidade celebra festa do padroeiro dos motoristas

29/07/2025 . Notícias da Paróquia

Entre os dias 23 e 26 de julho do corrente ano, a comunidade São Cristóvão, no bairro São Marcos, com alegria celebrou o tríduo e festa em honra ao seu santo padroeiro. Todos os dias, os fiéis devotos se reuniram para rezar o Santo Terço Mariano e para missa e celebração da Palavra. A festa, no dia 26, sábado, reuniu uma significativa parcela de fiéis que, em carreata, conduziram o andor com a imagem de São Cristóvão. Pe. Ueliton Neves, pároco, abençoou os veículos e seus condutores e presidiu a santa missa festiva. Ao final da missa, abençoou os avós e as chaves dos veículos. A festa continuou com barraquinhas, leilões e show.

O verdadeiro nome de São Cristóvão era Réprobo, ele nasceu por volta do Século 3 e era um homem alto e forte. Quando adulto, trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Durante uma festa, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas citavam o nome do mal. Curioso, ele saiu pelo deserto em busca deste mal. Ao encontrar, ele viu que este fugia quando via uma cruz.

Até que em um momento, um sábio eremita lhe disse que a figura ligada à cruz é quem possuía a maior força e poder entre todos: Jesus Cristo. Após convertido, o eremita falou para ele ficar à beira de um rio, para ajudar as pessoas a atravessarem e levar a Palavra de Cristo a elas. E isso fez. Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo ajuda. Apesar de pequeno, era muito pesado. Ao final do percurso, o menino revelou a identidade; era Jesus Cristo. E o peso sentido eram os pecados do mundo. Com isso, o santo provou que sempre serviria ao Filho de Deus, ficando conhecido como “portador de Cristo”. Ele então passou a se chamar Cristóvão, o padroeiro dos viajantes.