Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 28 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 28 de abril de 2024

Assembleia Paroquial é realizada e ações pastorais para 2024 são escolhidas

12/12/2023 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira, realizou no dia 09 de dezembro de 2023, sábado, na Igreja São Geraldo Majela, a assembleia paroquial. Participaram deste encontro membros das pastorais, movimentos e serviços da paróquia.

Com o tema “Tecer Laços, Construir Comunidade” e lema “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8, 28), a assembleia teve início às 08h com a acolhida, café e oração. Após, Pe. Ueliton, pároco, acolheu com alegria a todos e falou sobre a importância deste encontro.

Márcia Alves, coordenadora da Equipe Paroquial de Assessoria Pastoral, fez memória do planejamento da Assembleia Paroquial de 2022 proposto para este ano de 2023. Logo após, dois momentos de trabalho em grupo foram propostos e realizados. O primeiro trabalho de grupo foi sobre a avaliação da ação pastoral realizada nesta ano de 2023, com as seguintes perguntas: Temos conseguido trabalhar as Prioridades da nossa Diocese? Quais? Se não, por quê? Sobre o Sínodo. Que encaminhamentos foram feitos a partir do que foi definido na última assembleia? Como avaliamos o relacionamento-integração das pastorais, movimentos, serviços e comunidades nas ações pastorais/missionárias? Como avaliamos o Conselho Pastoral Comunitário (CPCs). Tem se reunido mensalmente? Tem sido espaço de planejamento, reflexão, partilha, encaminhamentos etc? Quais avanços e retrocessos na caminhada pastoral e evangelizadora tivemos?

Após a plenária, o segundo trabalho de grupo foi para fazer o planejamento pastoral para o ano de 2024. As perguntas para ajudar neste planejamento foram: Quais são nossas urgências pastorais? O que queremos alcançar? Como vamos agir? O que vamos fazer?

Foram escolhidas para o ano de 2024 as seguintes ações:

1. Fortalecer, implantar e reestruturar os CPCs;
  2. Promover formações para as coordenações dos CPCs, pastorais e movimentos;
  3. Conhecer, integrar, participar ativamente das formações, dos momentos de espiritualidade, na vida das Comunidades e Paróquia e inteirar-se dos trabalhos das pastorais e movimentos existentes.

Ao final, Pe. Ueliton agradeceu o trabalho e dedicação de Karen Biavate, secretária paroquial que, tendo trabalhado na paróquia por quase 9 anos, agora se desliga da mesma.

A Assembleia paroquial de pastoral é a reunião dos agentes de pastoral e representantes das comunidades para avaliar e planejar a ação pastoral paroquial. Pressupostos: A Pastoral atualiza a prática evangelizadora de Jesus; A Pastoral é serviço. A Igreja é uma comunidade de servidores; O Espírito Santo é o principal agente. O nome disso é Espiritualidade Pastoral.

Texto e fotos: Pascom Paroquial