Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 02 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 02 de maio de 2024

Carta sobre a Novena de Natal 2023

20/11/2023 . Notícias da Paróquia

Paróquia Nossa Senhora da Penha

Itabira – Minas Gerais

Carta sobre a Novena de Natal 2023

Orar com o Presépio: Reunidos em família preparando a vinda do Senhor.

Esperança e alegria nos envolvem neste tempo que nos move a percorrer uma trajetória – que engloba nove encontros – com os olhos e o coração fixos em Jesus, nosso Salvador. Enviado pelo Pai celeste, Jesus assumiu nossa condição humana. Viveu na pobreza, mas nos enriqueceu com suas atitudes e palavras densas de encorajamento. Com seu perdão, arrancou-nos do pecado e nos impulsionou a um novo jeito de viver. Curou grande número de enfermos e garantiu sua constante presença entre nós. Com Jesus e sua Mãe, Maria, queremos vivenciar as propostas desta Novena, certos de que vão nos ajudar para nossa efetiva mudança de vida e a transformação da sociedade.

A Novena de Natal é uma proposta de nossa Igreja para nos prepararmos para a chegada daquele que vem para nos dar vida plena e nos garantir a vida eterna. É uma oportunidade única de nos reunirmos para viver a espiritualidade querida por Deus para nossa felicidade e proposta para que nos unamos e nos reunamos mais também, com nossos: familiares, amigos, vizinhos, enfim…. com todos os que caminham conosco, de uma forma ou de outra.

Em meio a tantos enfeites e burburinhos próprios desta época, somos convidados a nos sentarmos perto do presépio e a nos inspirarmos na significação de cada personagem, principalmente, na obediência a Deus por parte de Maria, José e Jesus. Todos dizem “sim”… não aos seus projetos particulares, mas ao projeto do Pai para o bem de toda a humanidade.

Em cada um dos nove encontros da Novena, um retiro… um  momento único de abandono ao que nos contam as Sagradas Escrituras… ao que nos conta a história de vida de cada um dos participantes. Que cada engajado em sua comunidade seja instrumento para ajudar os afastados a se sentirem membros de uma família ampliada que é a própria paróquia a que pertence… a própria comunidade.

Na verdade, a Novena de Natal, deveria ser o encontro de cada família, onde todos tivessem oportunidade, das crianças aos idosos, dos netinhos aos vovós, de vivenciarem bem o Advento do Senhor, para chegarem à grande festa do Natal, grávidos como Maria, para deixar nascer em cada coração Aquele que vem. Não existe catequese mais eficiente do que a oração em família. Todos tem oportunidade de ensinar e de aprender também. Evangelizar e se deixarem ser evangelizados.

A Novena de Natal 2023 é ocasião para despertar em nós uma vida de oração por meio da cena do Presépio. Através dela somos introduzidos no Mistério e nos símbolos do Natal.

Rezemos em família, em comunidade, de 15 a 23 de dezembro a novena do Natal do Senhor. Adquira o Livrinho da Novena na Secretaria Paroquial ou na Secretaria do Santuário.

Caminhemos rumo a Belém e nos coloquemos diante do Salvador.

Itabira, 20 de novembro de 2023.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Pároco