Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 15 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 15 de maio de 2024

Celebração de Domingos de Ramos e da Paixão do Senhor

11/04/2022 . Notícias da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Penha celebrou com muita fé o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor nas comunidades: Santuário São Geraldo Majela, Matriz Nossa Senhora da Penha, Sagrado Coração de Jesus, São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, São Pedro, São José e Nossa Senhora Aparecida. Esta Celebração nos introduz na semana final da vida humana de Jesus.

Jerusalém, centro político e religioso dos judeus daquele tempo, já significava um risco para Jesus e seus seguidores. Sua mensagem, propagada desde a Galileia, região periférica do império, chegara à audição dos líderes religiosos situados no templo. Eles procuravam uma ocasião favorável para eliminar esse Mestre que arrebanhava pessoas em seu seguimento.

A “Semana Santa” constitui o centro do ano litúrgico e a recordação do núcleo da fé em Cristo (paixão, morte e ressurreição). Celebrá-la atentamente é participar, por meio da fé e dos ritos, dos últimos eventos de Jesus e refletir sobre a incidência deles em nossa vida. Não devemos ser meros espectadores dos acontecimentos, e sim sujeitos participantes do mistério celebrado.

Além das leituras, que nos inserem nas cenas finais de Jesus, a liturgia se compõe do simbolismo dos ramos – que, naquele tempo, foram usados para a aclamação do Messias que viria assumir sua posição perante seu povo. Recordamos essa entrada “triunfal” de Jesus para o acompanharmos e participarmos do mistério de sua oferta de si.

A liturgia da Palavra nos faz pensar na seriedade do seguimento de Jesus. Assumir seu itinerário de vida é nos dispormos a enfrentar as mesmas consequências, atualizadas para nossos tempos, sofrendo processos e condenações, reconhecendo cruzes e crucificados da contemporaneidade, tantas injustiças e mortes que clamam aos céus. A fé se torna o ingrediente indispensável nesse caminho, como foi para Jesus.

Gratidão a todas as equipes pastorais pela organização e atuação, nossos ministros da Palavra e candidatos ao diaconato permanente e a todos pela participação. Que celebremos a semana santa com muita intensidade e fé.

Fotos e texto: Pascom Paroquial