Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 15 de maio de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 15 de maio de 2024

Celebração do Ofício das Trevas e da Solene Vigília Pascal

18/04/2022 . Notícias da Paróquia

No Sábado Santo pela manhã, num momento de espiritualidade, nos reunimos no Santuário São Geraldo às 05h para rezar o Ofício das Trevas (este ofício é a recitação do Ofício de Leituras combinado com Laudes, namadrugada ou manhã do Sábado da Semana Santa), ainda no espírito da dor pela morte incruenta de Jesus, para logo mais à noite celebrarmos de coração renovado a Páscoa.

Às 18h toda a comunidade se reuniu para celebrar a Solene Vigília Pascal na comunidade Sagrado Coração de Jesus. Após a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, todos em procissão seguiram para a igreja e proclamaram a ressurreição do Senhor. Neste mesmo horário, com a comunidade reunida na igreja São Geraldo, após a bênção do fogo novo e o acendimento do círio pascal, todos seguiram em procissão para o Santuário São Geraldo, onde a páscoa do Senhor foi solenemente proclamada. Devido ao cenário pandêmico e a interrupção da caminhada catequética em alguns momentos, não houve na vigília pascal a administração dos sacramentos dos catecúmenos. Estes se prepararam para receberem os sacramentos na vigília pascal de 2023, tendo em vista que iniciaram a caminhada catecumenal neste ano.

A Igreja, no Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal que acontecerá à noite. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra.

A oração e o silêncio nesse dia nos ajudam a compreender o mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus. O Espírito Santo que depois foi revelado aos discípulos e até hoje acompanha a vida da Igreja, nos impulsiona a todos os anos celebrar o mistério pascal de Cristo. A quaresma é um grande retiro espiritual de 40 dias, que a Igreja nos indica para nos preparar para a Páscoa, e o Sábado Santo como que coroa esse período.

O Sábado Santo expressa nossa inquebrantável esperança na ressurreição final e na segunda vinda do Senhor. A terra, grávida de Cristo, está para dar à luz o Senhor ressuscitado, como primícias da nova criação.

Em termos litúrgicos, o Sábado Santo vai até as 18h, onde a partir desse momento as comunidades celebram a Solene Vigília Pascal. Pois, segundo as rubricas e a liturgia, a solene Vigília Pascal deve se celebrar ao anoitecer, pois o Senhor ressuscitou no sábado de madrugada.

Que a esperança na Ressurreição de Cristo nos traga a expectativa de vivermos dias melhore. Que Cristo ressuscitado entre em cada lar e abençoe todas as famílias.

Texto e fotos: Pascom Paroquial