Seja bem-vindo(a) ao Site Oficial do Santuário São Geraldo Majela         -         Itabira, Minas Gerais - 18 de abril de 2024         -         Acesse nossas redes socais

Itabira, 18 de abril de 2024

Comunidade celebra Festa em honra a Nossa Senhora das Graças

21/11/2022 . Notícias da Paróquia

Na manhã do dia 20 de novembro do corrente ano, Solenidade de Cristo Rei do Universo, dia de oração pelos leigos e leigas e abertura do 3º Ano Vocacional na Igreja no Brasil, muitos fieis se reuniram na Igreja de Nossa Senhora das Graças, no Oliveira Castro, para celebrar a festa em honra a padroeira desta comunidade. A festa se tornou ainda mais bela com a participação do grupo de marujos Nossa Senhora do Rosário que conduziram a imagem em procissão para a nossa igreja.

Logo no início da Missa, que foi celebrada pelo pároco, Pe. Ueliton Neves, a nova imagem de Nossa Senhora das Graças foi conduzida até ao Altar e, após ter sido abençoada, entronizada no presbitério da Igreja. Em sua homilia, o padre destacou a importância do protagonismo laical falando de Maria como modelo dos servidores do Evangelho e da realeza de Cristo, ungido com óleo da exultação pelo Pai, que se manifesta no serviço, na oblação entregando-se no Altar do Calvário e no trono da Cruz

Ao final da missa, alguns da comunidade coroaram Nossa Senhora, que em benefício de seu filho Jesus é venerada por Rainha do Céu e da Terra. Ao final da missa, Pe. Ueliton falou do processo de reforma da igreja e da importância da participação de todos nas campanhas de arrecadação que vem sendo promovidas pela comunidade para o pagamento dos novos bancos e agora a reforma externa, tendo concluído a interna. Ainda antes da bênção o padre apresentou no Altar do Senhor, confiando aos cuidados de Nossa Senhora das Graças o pequeno Gael. Após a missa, foi erguida do lado externo a bandeira de Nossa Senhora e todos foram convidados a participar do almoço e leilão com renda revertida na reforma.

Que pelas mãos maternais de Nossa Senhora, a Virgem das Graças, Deus derrame sobre todos nós muitas graças do céu.

 Conhecida também como a Virgem da medalha milagrosa,  conheçamos um pouco sobre o simbolismo da medalha:

A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher… Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar”. Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o “novo Adão”, juntamente com Maria, a co-redentora, a “nova Eva”. É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.

Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.

As 12 estrelas: Correspondem aos doze apóstolos e representam a Igreja. Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como “Estrela do Mar” na oração Ave, Stella Maris.

O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi a Virgem Maria quem o gerou em Seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor. O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor.

O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.

O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a perpetuação do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

 Oração de Nossa Senhora das Graças

“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo- nos de vossos pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Amém!

Confira algumas fotos deste dia:

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha